Sindivestuário / Matérias  / Desindustrialização pode atingir outros setores da indústria, diz CNI
29 jul 2011

Desindustrialização pode atingir outros setores da indústria, diz CNI

Alguns setores da indústria brasileira, como os de autopeças e de máquinas e equipamentos, enfrentam um processo de desindustrialização. O alerta foi feito pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, nesta segunda-feira, 25 de julho, em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, no programa Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan AM.

Apesar da expressiva perda de espaço de alguns setores na economia, Andrade destacou que a desindustrialização pode se disseminar, se o país não adotar medidas para aumentar a competitividade do produto nacional. ?A desindustrialização é uma coisa que vai atingindo aos poucos setor por setor. Se continuar dessa forma, outros setores serão atingidos?, disse. ?O momento é de urgência. Não podemos mais esperar?, afirmou.

Segundo Andrade, a perda de competitividade da indústria é resultado das deficiências na infraestrutura, da elevada carga tributária, do excesso de burocracia, da desvalorização do dólar diante do real, entre outros fatores. ?As indústrias brasileiras não estão conseguindo competir com os estrangeiros.?, afirmou.

Ele lembrou que o dólar está se desvalorizando em todo mundo, e sugeriu que o Brasil adote medidas de defesa comercial que ajudem a compensar a diferença no câmbio. ?Temos que procurar contrapartidas, por exemplo, uma defesa comercial mais eficiente, com mecanismos de comparação de preços no Brasil e preços lá fora, que evite problemas de subfaturamento, de contrabando?, recomendou.

Na avaliação do presidente da CNI, a nova etapa da política industrial, a ser anunciada pelo governo no início de agosto, deve conter um conjunto de medidas que melhorem a competitividade brasileira. ?Eu espero a desoneração dos investimentos, das exportações, medidas fortes de defesa comercial, tanto nos portos como na verificação técnica dos produtos importados?, disse.

Ele acrescentou que a nova política industrial precisa facilitar o acesso das empresas à inovação e à tecnologia. ?Essas medidas podem reverter a situação do país.?

Fonte: CNI