Topo
Sindivestuário / Matérias  / Cresce intenção dos paulistanos de comprar roupas
4 out 2012

Cresce intenção dos paulistanos de comprar roupas

Vestuário e Calçados estão no topo da lista para o quarto trimestre de 2012, com 26,6% das indicações; grupo ficou na frente de Viagens, Informática, Móveis e Eletroeletrônicos


VIVIAN PEREIRA – Reuters

A diminuição da renda disponível para gastos, somada a um cenário de menor otimismo e aumento da inadimplência, resultou em forte redução na intenção de compras dos consumidores no quarto trimestre, o mais importante para as vendas no varejo.

O índice de consumidores da cidade de São Paulo que pretendem comprar bens duráveis no atual trimestre caiu 22 pontos percentuais ante igual período em 2011, para 56 por cento, na maior queda anual desde 1999, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

No quarto trimestre do ano passado, o nível de intenção de compra havia sido o maior da série, de 78 por cento, segundo dados do Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), apurados em parceria com a consultoria Felisoni.

“Estamos voltando este ano a patamares anteriores ao movimento otimista no ânimo dos consumidores, que catapultou o consumo”, disse o presidente do conselho do Provar, Claudio Felisoni de Angelo, sobre o período de forte crescimento iniciado em meados de 2007.

Já em relação ao terceiro trimestre, houve alta de 2,2 pontos percentuais no número de consumidores que pretendem fazer compras nos três últimos meses deste ano, período favorecido por datas como Dia das Crianças e Natal.

“Será um Natal mais fraco (que o do ano passado)”, assinalou Felisoni.

A categoria Vestuário e Calçados apresentou a maior intenção de compra no atual trimestre, com 26,6 por cento do total, seguida por Viagem e Turismo (12,4 por cento) e Informática (10,8 por cento).

Em contrapartida, Cine e Foto, Automóveis e Motos, e Eletroportáteis registraram as menores intenções de compra.

A pesquisa mostrou ainda