Topo
Sindivestuário / Matérias  / Atividade do comércio recua 1,6% em janeiro, mostra Serasa Experian
3 fev 2012

Atividade do comércio recua 1,6% em janeiro, mostra Serasa Experian


SÃO PAULO ? O movimento nas lojas em todo o Brasil recuou 1,6% entre dezembro e janeiro, já descontadas as influências sazonais, aponta levantamento da Serasa Experian. Esta foi a primeira retração mensal no indicador após três meses consecutivos de alta.


A queda foi puxada pelo segmento de veículos, motos e peças, diante da baixa de 2,9% no movimento dos consumidores nas lojas especializadas. Houve redução também na procura por tecidos, vestuário, calçados e acessórios, de 1,7%.


Para a Serasa Experian, o aumento do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para carros importados impactou o fluxo dos consumidores nas lojas do ramo em janeiro. ?Além disso, as fortes chuvas, especialmente no centro-sul do país, atrapalharam o movimento dos consumidores nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, levando este segmento do varejo a antecipar a liquidação de verão neste ano, o que normalmente acontece somente após o carnaval?, ressalta a instituição em relatório.


Já na comparação com janeiro de 2011, a atividade no comércio aumentou 6,4% no mês passado. ?Este resultado sinaliza que, em 2012, dificilmente a atividade varejista irá superar o crescimento de 8,7% verificado no acumulado do ano de 2011?, afirma a Serasa Experian.


(Francine De Lorenzo | Valor)


http://www.valor.com.br/brasil/2515272/atividade-do-comercio-recua-16-em-janeiro-mostra-serasa-experian