RIO – (Nota atualizada às 9h15) O volume de vendas no varejo brasileiro cresceu 0,3% em setembro, na comparação com agosto, já descontados os efeitos sazonais, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
É a alta quarta mensal consecutiva e o segundo mês de crescimento moderado. Em agosto, as vendas do varejo restrito cresceram 0,2% ante julho, com ajuste sazonal.
O resultado em linha com a média de 0,3% das apostas estimadas pelo Valor Data, apurada junto a 11 consultorias e instituições financeiras.
Na comparação com setembro de 2012, a alta foi de 8,5%. No acumulado do ano, as vendas do varejo subiram 8,9% e, em 12 meses, aumentaram 8,1%.
A receita nominal do varejo restrito subiu 1% em setembro, depois de apresentar alta de 1% em agosto frente a julho, já descontados os efeitos sazonais.
No ano, a receita nominal do varejo restrito cresceu 12,1%. Em 12 meses, a alta foi de 11,5%.
Varejo ampliado
Leia também
Setor têxtil quer sobretaxa contra concorrência desleal
A industria têxtil brasileira trouxe para a Organização Internacional do Trabalho (OIT) um debate que considera ‘crucial’ para a sobrevivência…
Corrigir a tabela do Imposto de Renda é urgente
Em meio a um conjunto de aumento de impostos e de restrições ao crédito, a inflação volta a mostrar suas…
Alpargatas estuda maior participação no mercado asiático
DAYANNE SOUSA Agencia Estado A Alpargatas estuda hoje formas de aumentar sua penetração no mercado asiático. De acordo com o…
Macro Visão – Edição 4022
Prezado leitor, Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição: Economia Brasileira Focus/Banco Central: PIB deve encerrar em…
Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais
Walter Rodrigues antecipa Inverno 2016 em palestra do Fórum de Inspirações Os aficionados por moda e profissionais que trabalham na…