Topo
Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Pessoal Ocupado (Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário) ? IBGE
10 jun 2011

Pessoal Ocupado (Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário) ? IBGE

Mensalmente, o IBGE pesquisa o mercado de trabalho no setor industrial. Abaixo, listamos algumas variáveis que tratam exclusivamente da indústria do Vestuário, no Brasil e em São Paulo. Os indicadores investigados tratam do pessoal ocupado e da folha de pagamentos em termos reais (descontada a inflação do período).


De acordo com o levantamento do IBGE, existe uma retração no mercado de trabalho no setor do vestuário, com queda generalizada do pessoal ocupado e, como conseqüência, da folha de pagamento real (exceto a folha acumulada em 12 meses). Os números, tanto do Brasil como de São Paulo registram recuo no emprego.

Tabela 1 ? Pessoal Ocupado e Folha de Pagamento ? ABRIL (Brasil &São Paulo)


Em termos nacionais, o mês de abril/11 marca: 3,65% de queda no pessoal ocupado e; 3,91%, no gasto com a folha de pagamentos. No quadrimestre, o pessoal ocupado caiu mais do que a folha, 2,83% e 1,19%, respectivamente. Por seu turno, no acumulado dos 12 meses terminados em abril último, houve recuo de 2,24% no total de pessoal, porém, neste caso, com alta de 1,17% na folha de pagamento. Isto indica, portanto, redução maior no total de pessoas do que nos dispêndios do empresário com a folha, em todo o Brasil.


São Paulo também contabiliza queda em todas as comparações. Porém, o que difere o Estado em relação ao País é que as proporções são bem maiores. Conforme o IBGE, em abril/11, São Paulo reduziu 11,65% o pessoal ocupado, com queda de 13,99% sobre a folha de pagamentos. No 1° quadrimestre de 2011, frente a igual período do ano passado ? coincidentemente ? quer seja o pessoal ocupado, quer seja a folha, ambos tiveram redução de 10,82%, diante do mesmo perí