Sindivestuário / Matérias  / Noventa mil participaram do manifesto a favor da produção e do emprego em SP
4 abr 2012

Noventa mil participaram do manifesto a favor da produção e do emprego em SP

Movimento visa alertar para o processo de desindustrialização em curso no país

Cerca de 90 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, participaram nesta quarta-feira (04/04) do Grito de Alerta em favor da produção e do emprego, em frente à Assembleia Legislativa, em São Paulo. Representantes do setor produtivo e dos trabalhadores estiverem presentes ao manifesto que contou com 100% de apoio da Fiesp e do Ciesp, inclusive de suas 42 regionais.

O movimento teve como objetivo alertar para o processo de desindustrialização em curso no país ? a participação da indústria de transformação no PIB caiu para 14,6% em 2011, ante os 27,2% registrados em 1985.
Na avaliação do presidente da Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf, esta foi uma manifestação em defesa da competitividade do Brasil.

“A falta de competitividade no país não é um problema da indústria da porta para dentro, mas estrutural. Se a indústria mais moderna do Japão, Coreia ou de qualquer outro país vier para o Brasil, ela também vai sofrer com a falta de condições para ser mais competitiva”, destacou.

Na manifestação, líderes empresariais e sindicais disseram que faltaram ações efetivas para o câmbio, no pacote anunciado ontem (03/04) pela presidente Dilma Rousseff.

Skaf considerou as medidas boas, mas insuficientes. “É um pouco mais do mesmo, não resolve a causa, apenas trabalha os efeitos da doença.” O presidente da Fiesp/Ciesp cobrou que a “doença seja tratada” e questionou: “O que foi feito ontem pelo câmbio? Nada. Nós podemos ter um câmbio flutuante desde que seja acima de R$ 2 a R$ 2,20”.

A concentração começou por volta de 8h30, na frente do edifício-sede da Fiesp e do Ciesp, na Avenida Paulista. Em caravana, empresários do interior do Estado desembarcaram na capital nas primeiras horas da manhã, utilizando carros próprios, ônibus e vans, para participar da mobilização, que envolve representantes dos empresários e dos trabalhadores.

A caminhada prosseguiu pela Avenida Brigadeiro Luiz Antonio em direção à Assembleia Legislativa, na Avenida Pedro Álvares Cabral, nas imediações do Parque do Ibirapuera.

Manifestações pelo Brasil

O fraco desempenho da indústria brasileira e a redução de sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) motivaram a realização de atos em diversas cidades brasileiras. O primeiro manifesto aconteceu em Porto Alegre (RS), no dia 26 de março; o segundo, em Florianópolis (SC), dia 28; e esta quarta (04/04) foi a vez de São Paulo. O último evento está programado para o dia 10 de maio, em Brasília (DF).

Fonte: Agência Indusnet Fiesp