Topo
Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / No Dia dos Namorados, 72,4% dos paulistanos pretendem presentear
10 jun 2011

No Dia dos Namorados, 72,4% dos paulistanos pretendem presentear

Segundo a pesquisa, ítens de vestuário, como tecidos e calçados, são os preferidos pela maioria tanto para presentear, quanto para receber


A maioria dos paulistanos (72,4%) pretende presentear neste Dia dos Namorados (12 de junho) e irá gastar, em média, R$ 61. É o que mostra sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), divulgada hoje. Segundo a entidade, 57,6% dos entrevistados devem gastar mais de R$ 70.


Itens de vestuário, tecidos e calçados são os preferidos tanto para presentear (preferência de 34,6% dos paulistanos ouvidos) quanto para ser presenteado (31,9%). Em relação à forma de pagamento, a “mais utilizada será à vista (cheque, dinheiro ou débito) para 65,9% dos paulistanos, seguida pelo cartão de crédito (29,9%)”, diz a Fecomercio-SP, em nota.


De acordo com a entidade, 77,4% dos homens entrevistados pretendem presentear, porcentual maior que o das mulheres, de 66,8%. Além disso, a sondagem mostrou que 71% dos entrevistados têm o hábito de pesquisar antes de decidir o presente, sendo que a maioria (35,1%) visita até três estabelecimentos antes de efetuar a compra; e 42,3% dos paulistanos comprarão o presente na véspera do Dia dos Namorados, enquanto 44,2% já compraram com uma semana de antecedência.


Entre os que irão presentear, 55% não esperariam a data passar para aproveitar uma promoção, porém 42,3% esperariam um “saldão”. Segundo a nota da Fecomercio-SP, 44,7% das mulheres esperariam para comprar presentes mais baratos depois da data, enquanto 57,1% dos homens devem dar o presente na data correta.


Entre aqueles que não pretendem presentear, 35,8% não têm o costume de presentear em datas comemorativas e 29,6% disseram estar endividados ou sem dinheiro. “Questionados se optariam por quitar uma dívida ao invés de presentear seu (sua) amado (a), 71,7% dos paulistanos optariam por zerar suas contas antes de fazer novas”, conclui a Fecomercio-SP.


A sondagem ouviu 1.118 consumidores no município de São Paulo, de 6 a 8 de junho.


Fonte: Estadão


http://economia.estadao.com.br/noticias/not_70900.htm