Topo
Sindivestuário / Matérias  / Minas Trend começou com cores, transparências e pedrarias
28 maio 2013

Minas Trend começou com cores, transparências e pedrarias

A 12ª edição do Minas Trend, agora sem o “Preview” no nome, já que acontece depois do São Paulo Fashion Week, mostrou na noite de segunda-feira (8) uma prévia do que as confecções mineiras apostam para a próxima temporada de verão 2013-2014. Cores quentes, transparências e, claro, o DNA da moda mineira: muitas pedrarias e bordados.

A festa, regada a pasteizinhos, vol-au-vent, raviólis, vinhos, uísque e espumante, começou com uma exposição de peças feitas por estilistas, designers e arquitetos mineiros que interpretavam o tema da edição “Analógico ou Digital?”, para discutir as diferenças entre a tecnologia e o artesanato, tão presente na moda mineira. Um vestido com 35 mil cristais Svarovski aplicados em composição geométrica sobre tecido transparente, da grife de Mabel Magalhães, sintetizava essa ideia.

O couro, inclusive com estampas floridas ou em tie-dye, também vem forte para a estação quente

Na passarela, com styling de Mariana Sucupira, 30 looks compostos somente por marcas mineiras começaram a surgir divididos por cores. Tops como Laís Ribeiro e Isabel Hickmann apareciam com cabelos coloridos na mesma tonalidade das peças. No make, destaque para a sobrancelha bem marcada.

Quase didático, o desfile trouxe, por ordem, amarelo, branco, coral e avermelhados, azul, arroxeado e verdes. Na silhueta, uma mistura de saias mais largas e dorso mais justo, típico dos anos 50, com peças mais limpas na modelagem, lembrando um pouco o minimalismo dos anos 90 mesclado com brilhos, aplicações e bordados, sempre presentes na barroca moda mineira. Os comprimentos vão até os joelhos, meio da canela ou longos.

O barroco, aliás, agora vem mais tranquilo, sem os exageros vistos nas tendências dos últimos desfiles de inverno, que estão chegando agora às prateleiras das lojas. Há para o próximo verão a intenção do brilho presente nas pedrarias, dos maxicolares e maxibrincos, mas o couro, inclusive com estampas floridas ou em tie-dye, também vem forte para a estação quente.

Sobreposições, mesmo com transparências, assimetrias e feminilidade marcaram presença no desfile de abertura da mostra mineira, sem celebridades na plateia e com muito foco comercial, até para as roupas de festas, um dos carros chefes da moda do Estado.

A feira de negócios acontece a partir desta terça-feira (9) e termina dia 12 no Expominas, em Belo Horizonte. De acordo com a organização, são 205 expositores, entre confecções, calçados, bolas e bijuterias. Espera-se 15 mil visitantes.

Fonte: Terra