Sindivestuário / Matérias  / Renovação da alfaiataria é destaque das novas coleções masculinas
28 mar 2013

Renovação da alfaiataria é destaque das novas coleções masculinas

O outono mal acabou de começar, e as marcas já apresentaram suas apostas para o verão de 2014! A principal semana de moda do Brasil, o São Paulo Fashion Week, teve uma versão enxuta com apenas 25 marcas – sete delas apresentaram sugestões para a moda masculina. Apesar do número reduzido, as coleções deram ênfase na alfaiataria, renovando o repertório de peças clássicas como o terno, o blazer e o colete.

Terno casual: assim como as marcas internacionais, as brasileiras buscam novas ideias para atualizar a peça mais tradicional do guarda-roupa masculino: o terno. Os recursos mais utilizados foram a silhueta ajustada, o paletó mais curto, a estampa, novos materiais e cores fortes

João Pimenta, a única marca com moda voltada exclusivamente para homens, além de Amapô, Cavalera, Colcci, Ellus, Osklen e Triton desfilaram coleções mistas. Apesar do evento dar a impressão de que a moda masculina está em baixa no Brasil, o mercado do varejo de moda masculina cresceu 44,4%  nos últimos cinco anos, e movimentou perto de R$ 47 bilhões em 2012, segundo dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI). A produção anual deste segmento é de 1.287.400 bilhão de peças.

A situação poderia ser melhor, não fosse o “fantasma chinês”, que é responsável por 49% de toda a produção mundial de roupas. Para se ter uma ideia, só a compra de ternos produzidos na China totalizou US$ 36,8 milhões no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Apesar do crescimento da moda masculina, as marcas não apresentaram excessos estilísticos. Nesta temporada, elas focaram com força em desfiles com uma moda quase pronta para usar, embaladas pelas combinações espertas dos stylists, profissionais responsáveis por montar os conjuntos usados nas passarelas. Se você prestar atenção e separar as peças, vai ver que a maioria é muito usável, pelo menos pelos jovens, já que as marcas direcionam suas cri