Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Iodice celebra crescimento da moda com estilistas da Abest
19 ago 2011

Iodice celebra crescimento da moda com estilistas da Abest

Os estilistas associados da Associação Brasileira de Estilistas (Abest) se encontraram nesta quinta-feira (18) em uma churrascaria paulistana para saber sobre as novidades da entidade e para conhecerem o novo Conselho Deliberativo, apresentado pelo presidente da entidade, Valdemar Iodice. O clima era de total descontração e o burburinho dominava o ambiente. Enquanto almoçavam, estilistas aproveitavam para trocar figurinhas sobre o universo, falando sobre tecidos, dificuldades que encontram na exportação e a sempre presente “TPC” ou “Tensão Pré-Coleção”, que aparece dias antes da apresentação da grife em grandes eventos de moda.

“Acho que vivemos um momento especial na Abest. O setor cresceu como um todo e apenas os associados, juntos, alcançaram um crescimento de 12% no primeiro semestre desse ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Acho significativo, já que a Europa e os EUA estão passando por momentos de crise. Significa que temos feito um bom trabalho e as marcas associadas, mesmo com todas as dificuldades, conseguem desfilar em países como França e EUA, com nosso apoio e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex)”, disse Valdemar.

Amir Slama, da grife Rosa Chá, foi bastante assediado pelos colegas. O estilista foi presidente da gestão anterior da Abest, ele recebeu um presente do atual conselho por sua dedicação e trabalho na entidade. “A Abest é um desafio e as pessoas que estão lá (na entidade), olham para a moda brasileira com modernidade”, elogiou Slama.

Crescimento
Iodice contou que o plano da Abest para o crescimento da moda no País é transmitir a ideia de que foco, gestão e capacitação são elementos essenciais para a melhora do mercado interno. “Há marcas estrangeiras como Zara e Topshop com presença no Brasil. O mercado fast fashion, de marcas como C&A, por exemplo, se prepararou para enfrentar essa concorrência externa. Nós também temos que nos preparar e investir no mercado interno”, contou, dizendo que o planejamento estratégico será o grande foco de sua gestão.

O novo conselho deliberativo da Abest é composto por Benny Rosset, das grifes Valisére, Água Doce e Cia. Marítima; e Roberto Davidowicz, da UMA, como vice-presidentes; Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga, Cecília Prado, Doca Redorat, Paola Robba e Maurício Medeiros como conselheiros. “Queremos que as grifes brasileiras conheçam o corpo consultivo que irá trabalhar em prol do setor de moda brasileira nos próximos três anos, ampliando e facilitando o trabalho em conjunto”, disse Valdemar Iodice.

De olho lá fora

A Abest foi fundada em 2003, conta com 54 associados e exporta para 48 países. “Visamos uma participação maior dos nossos estilistas no exterior, promovendo a moda brasileira lá fora com o apoio da Apex”, contou Iodice. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), os dez países que mais receberam produtos brasileiros entre os meses de fevereiro de 2010 e 2011 foram Argentina, , Holanda, EUA, Colômbia, Uruguai, México, Paraguai, Chile e Peru, elevando em 5,8% as exportações no setor no mesmo período.

Vicente Hoffmann, da grife de calçados femininos Cavage, é um dos associados da Abest e contou que exporta para países como Japão, França e EUA. “Faço as coleções pensando nos dois mercados – interno e externo – e às vezes preciso fazer algumas adaptações por causa do clima”, contou. Patrícia Schettino, da grife mineira Gig, é outro exemplo de associada que exporta seus produtos “para os cinco continentes”, contou. Assim como eles, outros associados receberam apoio da Abest e da Apex para mostrar seus produtos em feiras e eventos de moda que a