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21 jun 2013

Felicidade da cintura para baixo

Quando o mercado de moda cresce, a tendência é surgirem mais marcas focadas em um nicho. E é isso que vem ocorrendo com o segmento masculino. Na semana passada, os consumidores homens ganharam um ponto fixo para comprar shorts, sungas e outros acessórios com pegada náutica e esportiva. Trata-se da Shorts & Co, loja especializada no vestuário para os momentos de lazer.

“Todo homem adora quando pode usar short e camiseta”, afirma o engenheiro Michel Lassner, um dos sócios da grife, ao lado do colega de faculdade Alexandre Reitzfeld.

Lassner, de 26 anos, e Reitzfeld, de 27, se conheceram na faculdade de engenharia Mauá. O primeiro trabalhou em uma consultoria de excelência operacional, enquanto o segundo passou por um banco e uma “trade” de importação de aço. Essa é a estreia dos amigos no ramo da moda.

A marca Shorts & Co nasceu por acaso, na ocasião de uma viagem de Lassner para o sul da França. Lá, o engenheiro encontrou grifes, como a francesa Vilebrequin, que se dedicam a produzir e vender essa peça de roupa o ano todo – e não apenas na alta temporada. Pensou, então, em como adaptar a ideia por aqui e aproveitar o inverno ameno que ocorre na maioria dos Estados brasileiros. Por que não valorizar esse estilo de vestimenta?

“Nunca entendi por que os shorts estão sempre no fundo das lojas ou dobrados nas prateleiras, escondidos do consumidor”, diz Lassner. “Eles nunca são o carro-chefe de uma loja.” Uma injustiça, na visão de Lassner e Reitzfeld, que acreditam que essa “peça emblemática para o universo masculino” merece ser melhor tratada. “Ele pode ser uma via de expressão de estilo”, diz Lassner.

Shorts estampados e coloridos são as primeiras coisas a serem vistas nas araras da loja. A ideia da dupla é, a cada estação, mexer na estamparia e nas cores das peças, mas nunca na modelagem. Com isso, os empresários provam que aprenderam a lição número 1 do segmento masculino: homem detesta provar roupa. E se ele não mudar o manequim de uma estação para a outra, nem vai precisar.

“A marca terá sempre quatro modelos fixos”, diz Reitzfeld. Já no lançamento, a Shorts & Co conta com 27 variações de estampas na linha 100% poliéster, cujas peças podem ser usadas como calções de banho. Já a linha de bermuda de sarja de algodão, com dois comprimentos diferentes, pode ser adquirida em sete diferentes cores. As peças custam, em média, R$ 250 cada uma.

A grife também dispõe de peças infantis, como sungas. E para combinar com as partes de baixo, a marca desenvolveu camisas de linho, polos e camisetas. Mas quem quiser encontrá-las terá de desbravar a loja mais a fundo. Porque lá, os shorts é que mandam no pedaço. (VB)

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