Topo
Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Terno feminino: inspire-se nas famosas para usar a tendência
23 ago 2012

Terno feminino: inspire-se nas famosas para usar a tendência

Com calças compridas, curtas ou até shorts, os conjuntinhos (ou terninhos femininos) caíram no gosto das celebridades e prometem invadir o verão. Quem achava que tudo combinadinho estava fora de moda pode ir reservando espaço no guarda-roupa, porque a proposta está de volta e, sim, fazendo muito sucesso.

Personalidades internacionais vêm posando com as peças há meses, com destaque para a dupla paletó e shorts, esta  última peça item indispensável para um look atual em qualquer estação. A moda deu ainda mais espaço ao terno, clássico que nunca sai de cena e que aparece renovado pelas calças mais curtas, tipo capri. As versões com zíper na lateral também estão em alta, bem como as mais largas e longas, como a flare, isso para se adequar a diferentes tipos de silhueta.



Para saber como usar a proposta dos ternos de maneira moderna, o Terra conversou com a consultora de estilo Dani Schiavo, que ensina como comprar e quais cuidados tomar na hora de apostar na tendência. “Falamos há tanto tempo para as mulheres usarem a criatividade na hora de combinar as peças que, quando é para usar tudo igual, aparecem dúvidas”, diz. Confira as dicas:

– A ideia é usar o terno, mas de uma maneira desestruturada. Acrescente outros elementos, como transparências, dobre as mangas e aposte em acessórios.  
– Peças de bom caimento são aquelas que não ficam apertadas nem largas. Ou seja, sempre ficam com uma pequena folga para deixar a roupa confortável.
– Quase todas as mulheres precisam fazer algum ajuste ao comprar um paletó, assim como se faz a barra de uma calça nova. Isso é importante para o resultado final do look.
– Em geral, a barra do paletó deve parar na altura do ossinho dos quadris. Se muito longos, evidenciam ainda mais quadris largos. Mas, em mulheres magras e altas, um modelo mais comprido está liberado.
– As mangas devem parar na altura do osso do dedão, assim como é regra na moda masculina.
 – Preste atenção aos ombros, que não podem ter tecido sobrando, pois isso dará a impressão de corpo caído.
– Mulheres que optarem pelo conjunto paletó-shorts, não arrisquem a peça mais curta do que cinco dedos meio abertos (quase um palmo) em relação à altura dos joelhos. Isso para ambientes de trabalho ou para outros mais formais.
– Mulheres de pernas finas são mais favorecidas pelo uso de shorts com paletós. Se forem muito grossas, vão ficar ainda mais em evidência.
– O look é mais masculino, por isso mesmo, não deixe de investir em complementos femininos: modelos de sapatos mais abertos, como sandálias, e brincos interessantes, para não ficar com visual muito tradicional, são boas apostas.
– Uma maneira de modernizar o terno é optar pelo conjunto em tecidos diferenciados ou estampados.
– Se o paletó for combina