Sindivestuário / Matérias  / Faturamento do varejo de São Paulo desacelera
15 jul 2011

Faturamento do varejo de São Paulo desacelera

O faturamento do comércio varejista da região metropolitana de São Paulo cresceu 2,7% em maio ante abril e registrou queda de 3,8% em comparação a maio de 2010, segundo pesquisa divulgada ontem pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). No acumulado de janeiro a maio deste ano, o faturamento do varejo teve queda de 0,4% em relação a igual período do ano passado.

Entre os setores analisados pela pesquisa da Fecomércio-SP, o de vestuário, tecidos e calçados foi o que apresentou maior elevação do faturamento em maio ante abril, com alta de 33,6%. Segundo a entidade, a expansão foi impulsionada pelas vendas para o Dia das Mães. Em relação a maio de 2010, o resultado desse setor cresceu 10,7%. Em seguida, as maiores altas verificadas em maio ante abril são dos setores de comércio automotivo (14,4%), eletroeletrônicos e eletrodomésticos (10,5%).

Já a queda do faturamento do comércio varejista em maio ante o mesmo mês de 2010 foi puxada por um recuo forte no desempenho de quatro setores: lojas de material de construção (-29,4%), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (-22,6%), móveis e decorações (-19,3) e lojas de departamento (-11,7%).

A Fecomércio-SP faz a ressalva de que a queda percentual se justifica, em parte, pela comparação com a base elevada de 2010. A entidade afirma também que as medidas de restrição de crédito do governo tiveram forte impacto no faturamento das empresas em maio e que, apesar do crescimento da renda e do emprego, o primeiro semestre deve terminar com resultados do mesmo patamar dos do ano passado.

Fonte: DCI