SÃO PAULO – A Adidas, multinacional alemã de vestuário esportivo, registrou lucro líquido atribuído aos acionistas de 344 milhões de euros no terceiro trimestre, alta de 14% na comparação anual e acima das expectativas de 332 milhões de euros, segundo analistas consultados pela ?Dow Jones?.
As vendas líquidas atingiram 4,17 bilhões de euros no período, avanço de 11% sobre um ano antes.
Descontados os efeitos cambiais, o melhor desempenho da companhia foi nos mercados emergentes europeus, nos quais as vendas líquidas subiram 19%. Em seguida aparece América Latina, cuja alta foi de 16%. Depois, China, com expansão de 11%, os demais mercados asiáticos e a Europa Ocidental, ambos com crescimento de 1%.
Apenas na América do Norte houve queda nas vendas, de 5%, por conta do mau desempenho da marca Reebook.
As vendas da Reebok caíram 25% de julho a setembro, devido aos impactos da não renovação de licenças na unidade da Índia e itens não recorrentes. A comercialização de produtos da marca Adidas, por outro lado, subiu 10%. As vendas da TaylorMade-Adidas Golf cresceu 4% no mesmo período em relação a igual período do ano passado.
A companhia ajustou a previsão de vendas para um dígito alto neste ano ante cerca de 10% na estimativa anterior. ?A redução refere-se às menores expectativas de vendas na Reebok e Rockport e o adiamento da temporada da National Hockey League?, informou a Adidas.
Para 2013, a empresa espera melhorar a margem operacional em 9% e prevê crescimento do lucro em dois dígitos.
(Tatiane Bortolozi | Valor)
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