Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Empresários estão menos otimistas, revela pesquisa da CNI
25 fev 2011

Empresários estão menos otimistas, revela pesquisa da CNI

BRASÍLIA ? Os empresários brasileiros estão menos confiantes em 2011. O otimismo caiu seis pontos em fevereiro deste ano contra fevereiro de 2010, passando de 67,8 pontos para 61,8 pontos. Os dados são do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

?A queda no otimismo é resultado do resfriamento da atividade econômica nos últimos meses. Em fevereiro do ano passado, a indústria estava em um momento muito bom?, afirma o economista da CNI Marcelo Azevedo. Apesar da queda, os empresários continuam confiantes. Isso porque o indicador ficou acima de 50 pontos. O ICEI varia de zero a cem pontos e valores acima de 50 pontos indicam industriais confiantes. O Índice também está 2,1 pontos acima da média histórica, que é de 59, 7 pontos.

A queda no otimismo dos empresários entre fevereiro de 2010 e o mesmo mês de 2011 foi observada em todos os portes de empresa. Entre as pequenas empresas, o indicador passou de 66,1 para 61,1 pontos no período. Nas médias, o ICEI caiu de 66,6 pontos para 59,9 pontos e, entre as grandes, recuou de 69,9 pontos para 63,7 pontos.

A piora no otimismo dos empresários também foi verificada em todas as regiões do país, entre fevereiro de 2010 e de 2011. O destaque foi a região Sul, com uma redução de 7,3 pontos no ICEI. A queda na confiança dos empresários foi menor no Centro-Oeste, onde o indicador caiu 3,4 pontos. Na comparação entre janeiro e fevereiro deste ano, o otimismo dos empresários declinou 0,2 pontos. No primeiro mês do ano, o índice alcançou 62 pontos.

Em fevereiro deste ano, o ICEI foi maior em 11 dos 26 setores da indústria de transformação em relação a janeiro de 2011. O otimismo cresceu mais nos setores outros equipamentos de transporte, indústrias diversas, limpeza e perfumaria e veículos automotores. Por outro lado, o ICEI registrou as maiores quedas, acima de 1,5 pontos, nos setores de máquinas e equipamentos, plástico, edição e impressão, metalurgia básica e máquinas e materiais elétricos.

O índice de expectativas do empresário para os próximos seis meses registrou 65,5 pontos em fevereiro deste ano contra os 71 pontos em fevereiro do ano passado. Esse componente é formado pela expectativa dos empresários em relação à economia nos próximos meses, que foi de 61,3 pontos e da perspectiva em relação à empresa, que foi de 67,7 pontos em fevereiro.

A pesquisa da CNI foi realizada entre 31 de janeiro e 14 de fevereiro junto a 1.839 empresas, das quais 1.028 pequenas, 561 de médio porte e 250 grandes.

Fonte: DCI