Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Dilma concorda com medidas para conter dólar, diz CNI
1 abr 2011

Dilma concorda com medidas para conter dólar, diz CNI

Confederação disse que o problema pode ser resolvido com medidas de tributação e coibição de recursos especulativos

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, relatou há pouco que, em encontro com a presidente Dilma Rousseff, defendeu medidas de restrição de entrada de recursos para aplicações financeiras no País. Em entrevista há pouco no Palácio do Planalto, após a audiência, ele avaliou que a desvalorização do dólar já incentiva a compra de produtos no exterior, por isso é preciso tomar medidas “urgentes” para garantir a competitividade da indústria.

Andrade disse que o problema pode ser resolvido com medidas de tributação e coibição de recursos especulativos. “Nós temos urgência nessas medidas. O dólar a US$ 1,62 só incentiva a compra de produtos no exterior”, alertou. Ele disse que Dilma concordou com a avaliação da CNI e que é preciso ações para garantir que os recursos que entrem no País sejam usados em investimentos na infraestrutura do País.

O presidente da CNI ainda citou a relação Brasil e China. Na conversa, Andrade pediu a Dilma que incentive parcerias entre as empresas brasileiras e chinesas que levem a investimentos no parque industrial brasileiro, tanto interno quanto externo. “Não queremos apenas importar produtos manufaturados, com preços que não são compatíveis com o mercado”, ressaltou. Ele disse que há potencial de parcerias não apenas na construção do trem-bala, entre Rio e São Paulo, mas também em outras ferrovias e também rodovias, além de projetos de saneamento e energia. “Ela (Dilma) achou adequado. Temos de defender a indústria e o emprego”, disse.

Andrade informou que 212 empresários brasileiros se preparam para participar da comitiva da presidente Dilma à China, nos dias 11 a 15 de abril

Fonte: Estadão