Sindivestuário / Matérias  / Desembolsos do BNDES crescem 1% entre janeiro e maio
24 jul 2012

Desembolsos do BNDES crescem 1% entre janeiro e maio

RIO – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta quinta-feira que desembolsou R$ 43,8 bilhões entre janeiro e maio deste ano, alta de 1% em relação aos cinco primeiros meses de 2011.

Em maio, as liberações somaram R$ 9,7 bilhões, em linha com igual mês do ano anterior, de acordo com informe da instituição, divulgado hoje.

O total de consultas por financiamentos do banco de fomento somou R$ 92,5 bilhões entre janeiro e maio, 27% a mais que em igual período do ano passado. Segundo o banco, o crescimento das consultas abrange todos os setores: agropecuária, indústria, infraestrutura, comércio e serviços.

?O comportamento das consultas é uma indicação de que os investimentos devem aumentar nos próximos meses, e a tendência é que isso se reflita em uma aceleração no ritmo dos desembolsos?, disse, por meio de nota,  o superintendente da área de planejamento do BNDES, Cláudio Leal.

De acordo com o banco, a expectativa é que os desembolsos sejam impulsionados pelas medidas adotadas recentemente pela instituição, que reduziu juros em seus programas e linhas.

Na indústria, um dos destaques das consultas foi o segmento químico e petroquímico. Já na infraestrutura, os segmentos de construção, serviços de utilidade pública e transportes registraram os resultados mais expressivos.

Comportamento semelhante ao das consultas foi observado nos enquadramentos de projetos no BNDES, com expansão total de 13% até maio. No banco, o enquadramento é a etapa imediatamente posterior à consulta e é um termômetro da disposição de investimento do setor empresarial.

Por atividades

Nos cinco primeiros meses do ano, o setor de infraestrutura, puxado pelos segmentos de energia elétrica, telecomunicações e transporte ferroviário, liderou as liberações, com 39% do total. Em seguida, vem o setor de indústria, com participação de 26%, impulsionada por projetos de papel e celulose, têxtil e vestuário e metalurgia.

Por tamanho

As micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) responderam por 39% dos desembolsos totais do BNDES nos primeiros cinco meses de 2012. No total, às MPMEs foram destinados R$ 17,2 bilhões em financiamentos, com 384 mil operações realizadas no período.

(Rafael Rosas | Valor)