Concórdia: Inflação em SP deve continuar subindo até fevereiro de 2012

SÃO PAULO ? A inflação na cidade de São Paulo, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) deve manter trajetória de alta até fevereiro de 2012, avalia o economista-chefe da Concórdia Corretora, Flávio Combat.


Segundo ele, o avanço deve ser puxado pelos alimentos, que reagem ao aumento de demanda no fim de ano e à entressafra, além das influências climáticas. Na terceira medição de novembro, o grupo alimentação contabilizou aumento de 0,80%, já se apresentando como a principal contribuição para a alta de 0,60% do indicador. 


?No atacado, já são notados novos aumentos de preços em alimentos, e isso ainda vai chegar até o consumidor?, destaca Combat. A segunda prévia de novembro do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), da Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra que a alta nos preços dos produtos agropecuários no atacado acelerou para 0,49%, após registrar 0,46% na primeira medição.


Embora não faça previsões para os próximos resultados do IPC-Fipe, o economista da Concórdia calcula que o indicador subirá também em decorrência de aumento nos preços de vestuário e educação. ?Em dezembro, temos troca de coleções nas lojas e, em janeiro, reajuste de mensalidades escolares?, observa.


Já o grupo transporte, que costuma preocupar nesta época do ano devido à entressafra da cana-de-açúcar, que promove elevações nos preços do etanol, tem se mantido comportado. ?O governo está atento às pressões de entressafra e tem demonstrado disposição para controlar eventuais disparadas de preços?, comenta Combat, acrescentando que o percentual de álcool na gasolina pode voltar a ser utilizado como ferramenta para minimizar pressões inflacionárias nos combustíveis.


(Francine De Lorenzo | Valor)


http://www.valor.com.br/brasil/1108930/concordia-inflacao-em-sp-deve-continuar-subindo-ate-fevereiro-de-2012

Leia também