Sindivestuário / Matérias  / Concessão de crédito ao consumidor deve crescer em 2013, diz Serasa
14 dez 2012

Concessão de crédito ao consumidor deve crescer em 2013, diz Serasa

SÃO PAULO – As concessões de crédito ao consumidor continuam a crescer timidamente neste último trimestre, mas devem aumentar de forma mais expressiva a partir do primeiro trimestre de 2013, de acordo com a Serasa Experian.

O indicador de perspectiva do crédito ao consumidor, calculado pela empresa de análise de crédito, subiu 0,5% em outubro, para 98,5 pontos. Foi a terceira alta mensal consecutiva do indicador, após sequência de quase um ano de recuos mensais consecutivos, a partir de outubro de 2011.

De acordo com a Serasa, a metodologia do indicador permite antever movimentos cíclicos da concessão de crédito com seis meses de antecedência. ?O elevado patamar da inadimplência tem impedido crescimento mais vigoroso das concessões de crédito aos consumidores. Estes aproveitam as taxas de juros mais baixas para quitar ou renegociarem as suas pendências em atraso?, diz a Serasa, em nota.

Empresas: queda

Para as empresas o indicador de perspectiva de crédito caiu 0,2%, para 100,1 pontos em outubro. Apesar da queda, o índice permanece ainda acima de cem, o que significa expansão. ?A concessão de crédito às empresas deve acompanhar a lenta trajetória de recuperação do crescimento econômico?, avalia a Serasa.

© 2000 ? 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.