Topo
Sindivestuário / Matérias  / Compras em redes sociais crescem globalmente
11 mar 2013

Compras em redes sociais crescem globalmente

A Rakuten, terceira maior varejista online do mundo e
proprietária do Rakuten Shopping no Brasil, divulgou recentemente uma pesquisa
global independente sobre as tendências de compras. Os dados revelam que o
interesse por social shopping está crescendo ao redor do mundo, com quase
metade (45%) dos consumidores ativamente recomendando produtos em sites de rede
social. De acordo com a pesquisa, 63% dos brasileiros têm recomendado produtos
através de uma rede social. 

A pesquisa também constatou o gasto médio em todos os
mercados pesquisados: Reino Unido, Alemanha, Áustria, França, Espanha, Estados
Unidos, Brasil, Taiwan, Japão, Indonésia, Tailândia e Malásia. O país com maior
média de gasto por pessoa é o Reino Unido com US$ 1.700, seguido pela Alemanha
com US$ 1.006. No Brasil, o consumidor gastou cerca de US$ 657 ao longo de
2012. Alessandro Gil, CMO da Rakuten Brasil comenta sobre os insights para o
Brasil: “No Rakuten Shopping vimos 400% de crescimento no tráfego de redes
sociais ao longo dos últimos 8 meses, o que é uma tendência destacada pela
pesquisa. O Social está prestes a se tornar cada vez mais importante nos
próximos anos. Um estudo do Gartner indica que 50% das informações sobre novos
clientes serão baseadas em identidades de redes sociais como ´login do
Facebook´ até o final de 2015, porcentagem que hoje não chega a 5%. Como parte
da indústria de e-commerce, precisamos construir a confiança dos consumidores
em plataformas de compras sociais, bem como permitir que os clientes
compartilhem conteúdo facilmente através destes canais.”

“Seja online, no celular, ou na loja, os
consumidores estão começando a esperar das marcas um alto nível de serviços ao
cliente e experiência uniforme em todos os canais disponíveis. Já não é mais
suficiente apenas ter um site que complementa sua presença física, eles devem
garantir que estão oferecendo aos consumidores todas as informações de que
necessitam através do seu site ou dispositivo móvel”, acrescenta Gil.

Sobre a Rakuten
A Rakuten Inc (JASDAQ: 4755) é uma das líderes mundiais em serviços de
internet, fornecendo uma variedade de serviços focados em consumo e negócios
incluindo e-commerce, e-books & e-reading, turismo, finanças, segurança,
cartão de crédito, e-money, portal e mídia, marketing online e esportes profissionais.
Selecionada pela Forbes em 7º lugar entre as Empresas Mais Inovadoras do Mundo
em 2012, a Rakuten está expandindo globalmente e atualmente possui operações
nas Américas, Europa, Ásia e Oceania. Fundada em 1997, a Rakuten é sediada em
Tóquio, no Japão, e conta com mais de 10 mil funcionários no mundo. Para mais
informações visite:
 http://global.rakuten.com/corp/

 Portal Textília.net