Topo
Sindivestuário / Matérias  / Com doença rara, ‘manequim humano’ tenta carreira na indústria da moda
1 nov 2012

Com doença rara, ‘manequim humano’ tenta carreira na indústria da moda

Louise Wedderburn sofre de fibrodisplasia ossificante progressiva, que forma esqueleto extra.


Um canal de TV britânico leva ao ar nesta quinta-feira um documentário sobre a jovem escocesa Louise Wedderburn, de 19 anos, que sofre de fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP), doença rara que provoca a conversão de músculos e outros tecidos em ossos.

Manequim Humano é o título do programa a ser exibido pelo Channel 4, que mostra o cotidiano e acompanha a incursão da jovem no mundo da moda.

No documentário, Louise tenta o “impensável”, como define a narradora do pragrama: conseguir um emprego no mundo da moda.

“Será que a indústria da moda, tão focada em imagem, vai aceitá-la?”, questiona o documentário, que mostra Louise ajudando na preparação de modelos antes de um desfile e em cenas domésticas.

Louise posou para fotos para a revista Elle e para um estilista durante a Semana de Moda de Londres.

Doença rara

“A doença jamais vai me impedir de fazer o que eu quero”, afirma a jovem ao Channel 4. “Tenho que fazer isso, tenho que provar que posso”.

Como não há cura conhecida, a expectativa de vida de pessoas que nascem com FOP – uma desordem genética – é de apenas 41 anos de idade.

Isso significa que em uma questão de anos, Louise poderia ter músculos e outros tecidos ossificados, sendo obriga a usar uma cadeira de rodas para se locomover.

<