Topo
Sindivestuário / Comportamento  / Bonita e estilosa com óculos de grau
23 jul 2015

Bonita e estilosa com óculos de grau

CA-moda-beleza-oculos-grau-D-732x412

Anos atrás, óculos de grau não eram bem-vindos. “As pessoas tinham vergonha e optavam por lente de contato“, relembra Elizângela Gomes, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion. No entanto, assim como as gerações, as tendências também mudam.

Com o movimento geek, que é um tipo de manifesto do orgulho nerd, as armações de acetato preto ficaram em evidência. Outra influência foi a valorização do estilo retrô.

“Essa tendência trouxe de volta os óculos gatinho e também aqueles óculos em formato maxi, que fizeram a cabeça das mulheres nos anos 60 e 70. Com tantos modelos por aí, os óculos se tornarem um acessório desejado“, comenta Elizângela.

Mais democrática do que nunca, a questão toda gira em torno de como escolher a melhor armação para você. Segundo a especialista, tudo depende do seu formato de rosto e, claro, estilo.

Rostos delicados ou pequenos devem optar por armações finas, pequenas e leves ou óculos sem armação. Rostos grandes combinam melhor com armações maiores. Para não errar, a professora dá algumas dicas para escolher o acessório:

CA-moda-beleza-oculos-grau-1-D-732x412

Rosto oval: combina com armações mais largas que a parte (também) mais larga do seu rosto. A armação deve seguir a linha das sobrancelhas. Esse tipo de rosto é considerado o formato mais proporcional, o que significa que fica bom com praticamente todos os modelos.

Rosto longo, oblongo ou retangular: os óculos devem acentuar mais a largura do que a altura. Ou seja, esses tipos de rosto pedem armações que encurtem a face, para criar a ilusão de um rosto mais largo. Experimente usar hastes decoradas ou de cor contrastante.

Rosto quadrado: pede armações que evitam chamar a atenção para a parte central do rosto. Elas devem ser exatamente da largura da parte mais larga da face. Prefira armações mais horizontais do que verticais. Esse tipo de rosto fica melhor com armações com cantos regulares.

Rosto redondo: opte por armações delicadas, mais estreitas que o rosto, e levemente angulares, pois ajudam a suavizar as linhas. Evite óculos redondos e hastes decoradas, chamativas, muito pequenas ou muito grandes. Para esse tipo de rosto recomendam-se armações quadradas, pois as linhas retas afinam o rosto.

Rosto coração (ou triangular invertido): a armação deve ser da mesma largura ou um pouco mais estreita do que a testa. A parte inferior do óculos deve apontar para fora, ser mais larga que a superior, ou sem armação. Evite hastes e armações decoradas.

Rosto triângulo (ou pera): esse tipo de rosto fica bom com armações redondas e estreitas. Use aquelas um pouco mais ou tão largas quanto a parte mais larga do maxilar. A parte superior deve ser mais destacada, por isso os óculos gatinhos são bons aliados. Use hastes decoradas ou em cor contrastante.

CA-moda-beleza-oculos-grau-2-D-732x412

Óculos de grau X maquiagem

Outra dúvida bem constante é em relação ao uso de maquiagem. “Ela realça detalhes importantes no rosto”, lembra Elizângela. Quer dizer, não tem desculpa para não adotar uma make bem bonita.

A professora lembra que, geralmente, os óculos de grau criam uma sombra que evidencia as olheiras. Para isso não acontecer, use um pouco de corretivo.

“Devido à moldura dos óculos, os olhos ficam em destaque e precisamos ter um cuidado extra com as sobrancelhas. Procure usar uma sombra marrom, sem brilho, para corrigir as pequenas falhas, depois finalize com uma máscara incolor, que deixa todos os pelinhos no lugar“, aconselha Elizângela.

Sobe os cílios, procure não usar produtos que alongam e aposte nos aplicadores que dão volume. Isso evita que eles encostem na lente. O iluminador no canto interno também pode ser um aliado contra a sombra que os óculos geram.

Para dar harmonia na face, procure observar sua armação e escolha a maquiagem correta. “No caso de armações chamativas ou coloridas, aposte em sombras mais claras. Caso a armação seja clássica ou básica, capriche na produção, mas sem exagero“, diz.

As lentes também precisam ser avaliadas. Se elas diminuem os olhos, deixe a linha d’água clara, usando um lápis bege, ou esfumace sombras apenas na parte externa, rente aos cílios.

Caso as lentes aumentem os olhos, para diminui-los, use um lápis preto na linha d’água. Para finalizar, aposte em maquiagens puxadinhas no canto externo, como o famoso gatinho, usando delineador ou uma sombra esfumaçada. Esse tipo demake levanta o olhar.

(Fotos: Getty Images, Secret, HB e Chilli Beans/ Divulgação)

Fonte: Disney Babble