Topo
Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Apesar da infância humilde, Alencar tornou-se empresário de sucesso
1 abr 2011

Apesar da infância humilde, Alencar tornou-se empresário de sucesso

Aos 14 anos, o ex-vice-presidente já era balconista e aos 15 saiu de casa para buscar independência


Aos 7 anos, Zezé renunciou à infância e foi ajudar o pai, Antônio Gomes da Silva, na pequena venda de Canteiro, povoado de Muriaé, Zona da Mata das Minas Gerais. Vendiam mantimentos, vestuário e ferramentas para os fazendeiros de café e deles recebiam só na safra, época da colheita.


Aos 9, o menino carregou no braço até madeira e bambu para por de pé a escola do lugarejo, uma tulha – que é como chamavam o barracão onde ele conheceu os enigmas da aritmética que iria usar pelo resto de sua vida nos negócios que o tornaram empresário perspicaz e bem-sucedido.


Na ocasião, seo Antônio recebia um jornal do Rio, que chegava com algum atraso. Ele reunia o pessoal da vizinhança e lia as últimas notícias da Grande Guerra, corria os anos 40, e também as novidades do mercado. Um dia convenceu os donos daquela terra toda sobre a importância do ensino. E eles aprovaram a iniciativa pioneira de uma escola para os filhos dos empregados. Zezé vencia na passada, todo dia bem cedo, aqueles quatro quilômetros que separavam sua casa da sala de aula.


Aos 14 anos, o rapaz já era um balconista esperto e revelou sua aptidão para o ofício em Miraí, onde o pai montou um armazém de secos e molhados. Pouco depois da II Guerra, aos 15, Zezé deixou a casa dos pais e foi ganhar a vida, a independência. Foi embora e construiu uma biografia apreciável, seu grande patrimônio.~


 


Fonte: Estadão


http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,apesar-da-infancia-humilde-alencar-tornou-se-empresario-de-sucesso,698905,0.htm