Topo
Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Sem terno, mas elegante: como enfrentar o desafio do casual day
1 abr 2011

Sem terno, mas elegante: como enfrentar o desafio do casual day

A maior cilada fashion para o público masculino é a roupa casual. Confira as dicas práticas para montar um guarda-roupa básico


O obrigatório ritual de abrir o guarda-roupa, todos os dias de manhã, e escolher algo confortável para transitar pelo mundo, ganha contornos de pesadelo se você é homem. Presssionados pela profissão, pela idade, pela silhueta, ou por todas as alternativas anteriores, os homens estão criando coragem de, pelo menos, pedir ajuda. “Estou com intensa dificuldade de me vestir”, dizia, por exemplo, um email de um leitor do iG Moda, em tom de suplício. A maior cilada fashion é a roupa casual. Médicos que não usam mais jalecos, advogados liberados do uso do terno, ou mesmo jovens criados sob a ditadura do jeans e camiseta, mais dia, menos dia, sucumbem ao pânico de combinar calça, camisa, cinto e sapato. Rapazes, muita calma nesta hora.


Trocar a camisa social pela pólo, o costume pelo jeans e blazer, os sapatos sociais com meia pelos docksiders e tênis esportivos implica um exercício de autoconhecimento, até porque pode virar um desastre. “Usava calça social com camisa pólo e um sapato de bico fino, ou jeans com tênis e algumas vezes com sapatos de bico quadrado, ou seja, saía de casa horroroso”, descreveu um dos leitores que solicitou consultoria. Pois aquilo que a imprensa feminina levou anos doutrinando as mulheres, dizendo que que elas deveriam buscar um estilo próprio, que precisavam aprender a conhecer o próprio corpo para valorizar o que têm de melhor e tinham de descobrir no espelho o melhor aliado, agora pode servir de mantra para o público masculino.


Primeira dica: a roupa casual com a qual você vai para o trabalho não pode ser a mesma que você utiliza nos finais de semana, para atividades de lazer, muito menos aquela bermuda largada e a camiseta do time de futebol com as quais você acompanha os gols da rodada no domingo. Informalidade é uma coisa. Descuido é outra.


Antes de sair para o escritório, cheque sua agenda de compromissos. Nada é mais constrangedor do que você ter uma reunião formal e chegar sem terno e gravata. Você ficará desconfortável, e quem o receber, também. O casual day pode valer na empresa onde você está, mas não na do vizinho.


Por isso, é sempre bom manter pelo menos um costume no armário (costume é o nome oficial para o que o público em geral chama de terno. O terno, como o nome indica, tem três itens: o paletó, a calça e o colete). Tenha um clássico azul marinho, do qual o paletó ainda pode servir como blazer com outras cores de calças, como cinza, bege, cáqui, e até com jeans. Nos pés, atenção.Para roupas formais, use apenas meias pretas e marrons, com sapatos pretos ou marrons e cintos idem, de couro.