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20 mar 2015

Vendas do comércio, inclusive de moda, aumentam em janeiro

IBGE (Instituto Brasileiro de Demografia E Estatística) divulgou na semana passada, 13/03, porcentagem e valores de vendas do comércio amplo e restrito. Na mesma semana, o IEMI divulgou que o volume de vendas no varejo de moda também cresceu.

Apesar das estimativas negativas previamente divulgas para o período pelo Data Valor, prevendo queda de 0,4% no varejo restrito, esse valor foi na verdade de 0,8% positivo, ou seja, houve crescimento no volume de vendas quando comparado com dezembro/2014. Já na comparação com janeiro/2014 o volume de vendas também subiu em 0,6% e no apurado de 12 meses há crescimento de 1,8%.

Falando sobre receita, também foi registrada alta de 1,3% na receita nominal frente a dezembro. Em comparação a janeiro/2014, a receita nominal do varejo restrito subiu 6,4%. No apurado de 12 meses, a alta é de 8%.

No varejo restrito constam os itens de moda, que mesmo diante do cenário de instabilidade econômica, elevação na taxa de juros, maior taxa de desemprego e menor disponibilidade de renda,deverá crescer 2,5% no volume de vendas em 2015, segundo dados do IEMI (Instituto de Estudos E Marketing Industrial). Estima-se para 2015 uma soma de 6,7 milhões de peças vendidas no setor do vestuário. Em receita, a previsão também é de crescimento de 8,6% para R$ 199,7 bilhões.

No varejo ampliado, setor que conta com materiais de construção e automóveis, também registrou aumento no volume de vendas dede 0,6% frente a dezembro, contrariando as estimativas negativas do Data Valor, que eram de queda de 1,3%. Na comparação com janeiro/2014, o volume de vendas do varejo ampliado recuou 4,9%.

Na receita nominal para o varejo ampliado, o valor é de alta. Em relação a janeiro/2014, a receita teve alta de 0,5%, e em 12 meses a receita cresceu 3,1%.

A pesquisa do IBGE aponta que as compras que dependem do crédito, como carros e material de construção, foram piores em janeiro. De acordo com Juliana Vasconsellos, pesquisadora do IBGE, o cenário continua parecido com o final do ano passado, “há um pé no freio”.

Voltando a falar de moda, o IEMI divulgou na mesma semana, 10/03, o levantamento realizado para a ABIT, que mostra o crescimento de 44,4% no segmento do varejo de moda entre o ano de 2007 e 2012 (8,88% ao ano). Em valores, foram R$ 47 bilhões no último ano (2012).

Fonte: Guia JeansWear.