Sindivestuário / Matérias  / Trabalhadores e empresários se mobilizam para atos contra desindustrialização
13 mar 2012

Trabalhadores e empresários se mobilizam para atos contra desindustrialização

Presidente do Sindivestuário participou da reunião entre entidades empresariais e de trabalhadores

Entidades de empresários e trabalhadores reuniram-se hoje, no Palácio dos Trabalhadores, sede da Força Sindical, para discutir ações contra a desindustrialização e o desemprego. E preparar atos na manifestação pública que será realizada dia 4 de abril, em São Paulo. Esperam-se cerca de 100 mil pessoas no ato.

No dia 27 de março empresários e trabalhadores se reúnem em Brasília no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional, na Câmara dos Deputados.

?O Setor de Vestuário, o segundo maior empregador no País, não poderia se furtar a participar ativamente deste processo. Estaremos presentes em apoio à iniciativa coletiva. Mas esperamos que haja realmente uma forte participação dos parlamentares?, disse Ronald Masijah, presidente do Sindivestuário ? entidade que reúne os sindicatos: Sindivest, Sindiroupas e Sindicamisas.

?Estaremos todos lá porque neste dia deverá ser votado o projeto de resolução nº 72, do Senado, que acaba com a guerra dos portos?, disse Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical.

A reunião de hoje (dia 12) foi marcada pela união entre empresários e sindicalistas de diferentes setores da indústria, além de vestuário, metalúrgico, têxtil, alimentação, borracha e brinquedos, para acertar os detalhes da mobilização contra a desindustrialização. O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, citou alguns problemas que contribuem para a perda de competitividade da indústria: câmbio alto, preço da energia e as importações que concorrem com os produtos nacionais de forma desigual.

?Estamos passando por um processo de desindustrialização no Brasil. Agora só falta o governo tomar as medidas corretas para enfrentar essa grave situação. Hoje, o governo demonstra descaso com setor produtivo brasileiro?.