Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Têxteis da região de Blumenau devem ir a dissídio por reajuste
26 out 2011

Têxteis da região de Blumenau devem ir a dissídio por reajuste

Trabalhadores e empresários do setor têxtil de Blumenau, Indaial e Gaspar, no Vale do Itajaí catarinense, devem levar a dissídio o reajuste salarial da categoria, que tem data-base em 31 de outubro. Enquanto o sindicato patronal oferece reposição da inflação, com base no INPC de 7,4% no período, os representantes dos empregados pedem 8,5% ? ganho real de 1% sobre os salários e o piso inicial.

Segundo Vivian Bertoldi, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite), se não houver nova proposta a negociação será levada a dissídio. O reajuste de 8,5% foi aprovado em assembleia pela categoria, que reúne cerca de 40 mil pessoas na região.

Para Ulrich Kuhn, presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), a proposta de 7% está alinhada com o que foi concedido pelos sindicatos da região. ?Temos que ter coerência com os outros acordos?, disse.

O setor têxtil alega enfrentar dificuldades em 2011 por conta da alta do algodão, que elevou os custos de produção no primeiro semestre, e da redução do ritmo de consumo no mercado interno.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apurados pelo Sintex, o volume de empregos no setor têxtil em Santa Catarina teve retração de 1,8% na variação dos últimos 12 meses encerrados em setembro. De um universo global de 145 mil pessoas empregadas em empresas formais de tecelagem e confecções no Estado, houve fechamento de 2.639 postos de trabalho no período.

(Júlia Pitthan | Valor)