Topo
Sindivestuário / Matérias  / Setor Têxtil /Vestuário apresenta Estudo sobre competitividade à Secretaria de Política Econômica
18 ago 2014

Setor Têxtil /Vestuário apresenta Estudo sobre competitividade à Secretaria de Política Econômica

Empresários e trabalhadores do Setor de Vestuário levam Estudo sobre Regime Tributário Competitivo para Confecções ao Secretário de Politica Econômica

O Presidente do Sindiroupas, Antonio Trombetta, e empresários do setor têxtil e de confecções reuniram-se dia 14 de agosto com o Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Hollandem Brasília.

No encontro foi apresentado o cenário atual da indústria têxtil e de confecções do Brasil, e discutida a importância da implantação do Regime Tributário Competitivo para a Confecção – RTCC – para salvar empregos e empresas do setor, que registra queda na produção desde o início do ano.

Há seis meses, um Estudo semelhante  foi entregue ao Ministério da Fazenda e agora os empresários e trabalhadores esperam que o Governo tenha analisado os dados apresentados para propor ações concretas para aumentar a competitividade do setor têxtil/vestuário.

O Estudo do RTCC foi uma criação conjunta dos Economistas do Sindivestuário, do Sinditêxtil e de entidades de trabalhadores, e propõe uma redução no total de impostos que incidem sobre as confecções.

“Só para se ter uma ideia, uma peça de roupa, seja uma calça, saia, camisa e camiseta tem 40% do seu preço final ao consumidor de impostos. É absurdo por que se trata de um percentual muito elevado”, diz Antonio Trombetta.

“Para piorar a competitividade”, explica o presidente do Sindiroupas, “essa mesma peça fabricada na China paga menos de 13% de impostos. Assim a competição fica muito difícil para as confecções brasileiras”.

Antonio Trombetra ainda informou que o Secretário Marcio Holland já adiantou que “neste ano não será possível mexer no atual cenário”, mas que para 2015 “é preciso entrar seriamente nesta discussão”.