Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Saiba o que esperar dos desfiles do 14º Rio Moda Hype
20 maio 2011

Saiba o que esperar dos desfiles do 14º Rio Moda Hype

A 14ª edição do Rio Moda Hype, evento de moda que abre o Fashion Rio, acontecerá no dia 29 de maio no Píer Mauá e trará 100 looks masculinos, femininos e unissex de dez novos estilistas.

Os modelitos serão apresentados em dois blocos ao longo do dia. No primeiro, desfilam Akihito Hira, Velt, André Lucian, Janiero e Sann Marcuccy com trajes neutros e negros. Já o segundo bloco promete ser uma explosão de cores, com Martins Paul, Soddi, Lucas Magalhães, Branchée e Dobra.

O Prêmio Rio Moda Hype foi lançado em 2004 para descobrir e lançar novos talentos da moda. Dois participantes, Velt e Branchée pretendem vender suas peças para o atacado durante o Rio-à-Porter.

Saiba mais sobre os participantes
Democrático, o Prêmio Rio Moda Hype contemplou candidatos de todo o País, sendo que alguns se inscreveram pela internet. Os selecionados de 2011 para participar do desfile de abertura da semana de moda carioca são:

– Akihito Hira, do Distrito Federal: levará a coleção Botanist para a passarela, inspirado na alfaiataria mimética, com camisas que parecem paletó, paletós que são coletes, bermudas que lembram camisas, entre outros. Participa do evento pela terceira vez.

– Janiero, de São Paulo: grife feminina de moda íntima e moda praia trará cores para a passarela, inspirada no festival hindu Holi, no qual as pessoas saem às ruas na Índia, entre fevereiro e março, com o corpo pintado em celebração à primavera. A estilista Thaise Medaglia Ferreira é estreante no evento.

– Sann Marcuccy, do Distrito Federal: estreante, vai levar para a passarela a coleção Baba Yaga com cores escuras, transparências e sobreposições de peças justas e volumosas, feita com técnicas artesanais e mix de texturas.

– Velt, do Rio de Janeiro: outra estreante que se inspirou em homens que colocam a mão na massa para fazer consertos e ajustes em casa para levar à passarela a coleção Get to Work!, com roupas confortáveis, improvisadas e funcionais.

– André Lucian, do Rio de Janeiro: participando do evento pela primeira vez, o estilista se inspirou em obras do artista Kevin Francis Gray para desenvolver a coleção Face Off com trajes que desconstroem o corpo, mesclando transparências e tecidos opacos.

– Martins Paulo, do Piauí: participando do evento pela sexta vez, o estilista pretende levar os círculos coloridos e onipresentes das obras da artista plástica Beatriz Milhazes para sua coleção.

– Lucas Magalhães, de Minas Gerais: participando pela segunda vez, o estilista se inspirou na obra do pintor pop Roy Lichtenstein para desenvolver sua coleção, que tem na cartela de cores os tons azul marinho, amarelo, vermelho, cinza, branco e preto.

– Branchée, do Rio de Janeiro: a estilista Carolina Herszenhut estreia na passarela carioca com a coleção Nossa Senhora dos Vestidinhos, que traz elementos latinos e religiosos em modelos diferenciados e femininos.

– Soddi, da Bahia: pela segunda vez a marca vai subir à passarela carioca com coleção que prima pela leveza por meio do estilo e das matérias primas usadas, mesclando texturas e composições que se harmonizam, inspirada nos festejos Holi, que presta uma homenagem à renovação da vida.

– Dobra, do Rio de Janeiro: esta é a segunda participação do estilista Antonio Guedes no prêmio e, para o verão 2012, decidiu trazer coleção