Topo
Sindivestuário / Matérias  / Queda das exportações para a Argentina se acentuou em outubro
7 nov 2012

Queda das exportações para a Argentina se acentuou em outubro

BRASÍLIA – A queda nas exportações para a Argentina se acentuou em outubro, com vendas menores de automóveis e minério de ferro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

No acumulado do ano as exportações brasileiras para a Argentina registram recuo de 20,8% na comparação com o mesmo período de 2011. Somente em outubro essa baixa foi de 25,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, pela média diária em dólares.

Na próxima semana Brasil e Argentina realizarão um encontro para tratar de comércio internacional. ?Estamos monitorando o comércio bilateral com muita atenção?, disse a secretária de comércio exterior do ministério, Tatiana Prazeres. ?Essa queda expressiva nos preocupa.?

A secretária destacou que alguns setores que apresentavam dificuldades em vender para a Argentina registraram avanços. É o caso dos segmentos de calçados, têxteis e confecções. Segundo ela, a queda nas exportações de automóveis se deve à menor atividade econômica no país vizinho. No caso do minério de ferro, o comércio desse produto é afetado pela crise internacional que derrubou o preço da commodity.

?Há, evidentemente, outros setores que enfrentam dificuldades relacionadas à liberação de entrada? na Argentina, como carne suína e máquinas agrícolas, exemplificou a secretária.

© 2000 ? 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.