Topo
Sindivestuário / Matérias  / Pessimismo nas confecções: “O pior ainda está por vir”, diz presidente do Sindivestuário
26 fev 2015

Pessimismo nas confecções: “O pior ainda está por vir”, diz presidente do Sindivestuário

O encolhimento do nível de atividade da indústria em 2014, segundo a CNI em 3,7%, mostra que 2015 deverá ser ainda mais difícil para este segmento como um todo — que já chegou a representar 27,2% do PIB e hoje não passa de 13,1%.

Em particular, o setor de vestuário é um exemplo desta deterioração da indústria de transformação. “A recessão dos últimos anos vividos pela indústria de roupas mostra que do ponto de vista do nível de atividade o pior ainda está por vir”, diz o Presidente do Sindivestuário, Ronald Masijah.

O setor vem reduzindo a cada ano sua produção (-3%, -5% e – 4%, nos últimos três anos), e é substituído nas prateleiras do varejo pelas roupas importadas – notadamente da China. O déficit da balança do setor têxtil/confecção em 2014 foi de US$ 5,9 bilhões. E, para 2015, os empresários do setor estimam que não haverá crescimento, ao contrário, preveem retração entre 2% a 5%.
“Nesse cenário, só se pode prever mais desemprego e fechamento de confecções em todo o País”, diz Antônio Trombetta, Presidente do Sindiroupas.

Para mais informações bem como análise do panorama no Vestuário que se projeta para 2015 estão à disposição o Presidente do Sindivestuário, Ronald Masijah, e do Sindiroupas, Antônio Trombetta.

Contatos pelo telefone (11) 9 6448 0985 – 3889 2275 – Hélio Perazzolo