Topo
Sindivestuário / Matérias  / “O pior não está por vir, já chegou. Estamos no fundo do poço ”, diz presidente do Sindivestuário
27 fev 2015

“O pior não está por vir, já chegou. Estamos no fundo do poço ”, diz presidente do Sindivestuário

A Medida Provisória editada hoje no Diário Oficial da União (nº 669), que reduziu a desoneração da folha de pagamentos ao elevar as alíquotas cobradas das empresas, veio de encontro ao que o Presidente do Sindivestuário, setor que representa a indústria de confecções e roupas, havia dito no início do mês, quando afirmará que “o pior ainda está por vir”.

“Errado. O pior já chegou e quase nada resta à sobrevivência dos empregos e das empresas do setor de vestuário”, diz Ronald Masihah, presidente do Sindivestuário.

Assim o vestuário, como outros segmentos econômicos, que recolhiam 1% sobre o faturamento passam a 2,5% — e as que pagavam 2% a 4,5% sobre o faturamento, em ambos os casos já a partir de junho.

Em particular, o setor de vestuário é um exemplo desta deterioração da indústria de transformação. “A recessão dos últimos anos vividos pela indústria de roupas mostra que do ponto de vista do nível de atividade o pior ainda está por vir”, diz o Presidente do Sindivestuário, Ronald Masijah.

O setor vem reduzindo a cada ano sua produção (-3%, -5% e – 4%, nos últimos três anos), e é substituído nas prateleiras do varejo pelas roupas importadas – notadamente da China. O déficit da balança do setor têxtil/confecção em 2014 foi de US$ 5,9 bilhões. E, para 2015, os empresários do setor estimam que não haverá crescimento, ao contrário, preveem retração entre 2% a 5%.

“Nesse cenário, só se pode prever mais desemprego e fechamento de confecções em todo o País”, diz Masijah.

Para mais informações bem como análise do panorama no Vestuário que se projeta para 2015 estão à disposição o Presidente do Sindivestuário, Ronald Masijah, e o presidente do Sindiroupas, Antonio Trombetta. Contatos pelo telefone (11) 9 6448 0985 – 3889 2275.

fundo-do-pco