Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Pequenas empresas paulistas investiram mais em 2013.
19 fev 2014

Pequenas empresas paulistas investiram mais em 2013.

Pequenas empresas paulistas investiram mais em 2013

Desenvolve SP financiou 51% mais para pequenas empresas no ano passado do que em 2012. No acumulado geral, a instituição já desembolsou mais de R$ 1,2 bilhão.

Os pequenos empresários de São Paulo investiram 51% mais em seus negócios no ano passado do que em 2012. O balanço da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, indica que entre janeiro e dezembro de 2013 o segmento financiou R$ 100 milhões, contra R$ 66 milhões em 2012. Com isso, a participação das pequenas empresas no total emprestado pela agência no ano passado chegou a 28%, contra 17% em 2012.

Para o presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos, o crescimento dos financiamentos para as pequenas empresas indica, entre outros pontos, o amadurecimento do pequeno empresário paulista. “Historicamente, a pequena empresa não está acostumada a ter o nível de planejamento necessário para obter o financiamento de longo prazo, no entanto, os números mostram que isso está mudando. Nosso principal objetivo é o crescimento da economia paulista com foco na pequena empresa. O pequeno empreendedor vem demonstrando que está se organizando e se planejando para crescer com mais sustentabilidade”, diz Santos.

O balanço dos financiamentos de 2013 registrou desembolso de R$ 362 milhões, alcançando o valor acumulado de R$ 1,2 bilhão desde a criação da agência, em 2009. Outro número importante foi o volume de crédito concedido para investimento, que somado aqueles originados por políticas públicas do Governo do Estado, chegaram a 91% do total. “O empresário paulista já vê a Desenvolve SP como uma instituição de fomento ao crescimento e não como um banco que empresta dinheiro para o dia a dia. Essa mudança de visão acaba por qualificar nossos financiamentos”, diz Milton Luiz de Melo Santos.

Do total financiado pela Desenvolve SP em 2013, 37% foram investidos em projetos apoiados por políticas públicas do Governo do Estado, que em muitos casos os juros praticados são de 0% (zero), subsidiados pelo governo estadual, como o Programa Renova SP que está financiando a troca de caminhões velhos por novos na Baixada Santista. Até o momento, já foram entregues 35 caminhões, num total de R$ 8,4 milhões.

Ainda de acordo com o balanço da Desenvolve SP, o setor de serviços foi quem mais obteve crédito em 2013, com 46% do total financiado, ultrapassando pela primeira vez o setor da indústria, que ficou com 43%. As prefeituras, com 7%, o comércio, com 5%, e o setor do agronegócio, com 1%, completam o total. Entre as regiões que mais se destacaram nos financiamentos da instituição estão Sorocaba, Bauru, Campinas e Ribeirão Preto.

A Desenvolve SP financia empresas com faturamento anual a partir de R$ 360 mil, com taxas de juros partem de 0% (zero) e prazos que chegam até 10 anos. A forma mais prática e rápida de solicitar o financiamento é por meio do portal da instituição (www.desenvolvesp.com.br), onde é possível, de forma totalmente segura e transparente, acompanhar diariamente o status da negociação. Se preferir, o interessado pode buscar atendimento junto as mais de 70 associações empresarias parceiras da Agência de Desenvolvimento ou buscar atendimento na sede da instituição (Rua da Consolação, 371 – Centro – São Paulo).

Fonte: Desenvolve SP.