Sindivestuário / Destaque  / Não perca o prazo de inscrição para os cursos gratuitos: Aprendizagem Industrial e Técnicos.
19 abr 2022

Não perca o prazo de inscrição para os cursos gratuitos: Aprendizagem Industrial e Técnicos. As inscrições vão até dia 02/05.

A Escola SENAI “Francisco Matarazzo”, localizada no Brás, em São Paulo, que atua com foco nas áreas Têxtil e Moda está com inscrições abertas até o dia 2 de maio para os processos seletivos dos cursos de Aprendizagem Industrial e Técnicos para turmas com início em julho de 2022.

O curso de Aprendizagem Industrial (CAI) Costureiro Industrial do Vestuário terá suas vagas oferecidas para jovens aprendizes encaminhados por empresas, que tem prioridade sobre as vagas, e também para a comunidade (interessados em geral). Os candidatos devem ter concluído o Ensino Fundamental e ter, no mínimo, 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita conclui-lo antes de completar 24 anos.

Os cursos Técnico Têxtil e Técnico de Vestuário terão suas vagas oferecidas também nas duas modalidades. Em período Diurno, para candidatos encaminhados por empresas e para a comunidade e, em período Noturno, somente para a comunidade. Para os candidatos da comunidade não há limite de idade, somente requisito quanto à escolaridade. Para turmas em período Diurno (manhã ou tarde) é necessário que o candidato tenha finalizado, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio; e para o período Noturno, deve ter concluído todo o Ensino Médio.

A seleção dos candidatos será por Avaliação de Desempenho Escolar (histórico ou boletim). Para se inscrever, o candidato deve ler com atenção o Edital disponível no site, preencher o formulário online, cadastrar suas notas e fazer o upload do comprovante. Não haverá taxa de inscrição. Todas as orientações estão disponíveis no site: https://textil.sp.senai.br

SOBRE OS CURSOS:

Curso de Aprendizagem Industrial – Costureiro Industrial do Vestuário

• Objetivo:O curso tem por objetivo qualificar alunos na confecção de produtos do vestuário, habilitando-os para inserção no mercado de trabalho.
  • Competência geral:Costurar peças do vestuário, demonstrando domínio sobre máquinas de costura industrial, acessórios e equipamentos, individualmente ou em equipe, sob supervisão direta de profissional da área, respeitando normas técnicas, ambientais e de saúde e segurança no trabalho e observando os princípios de ética profissional.
  • Duração:2 semestres (1 ano) – 800 horas
  • Aulas de Segunda a Sexta no período da Tarde (das 13h20 às 17h20) – 40 vagas.

Curso Técnico Têxtil

• Objetivo: Habilitar profissionais em planejamento e coordenação de processos de fiação, tecelagem, malharia e beneficiamento; no controle de atividades relacionadas a estes processos e no desenvolvimento de novos produtos e processos têxteis.

Elementos curriculares: Módulo Básico: Comunicação Oral e Escrita; Fundamentos Físicos e Matemáticos Aplicados aos Processos Têxteis; Processos Produtivos Têxteis. Módulo Específico:

• Ensaios Têxteis; Fiação; Malharia; Tecelagem; Beneficiamento; Custos. Módulo Final: Gestão dos Processos Têxteis; Planejamento dos Processos Produtivos Têxteis.
  • Duração: 3 semestres (1 ano e meio) – 1200 horas
  • Aulas de Segunda a Sexta. Turmas em 2 períodos: Tarde ou Noite (40 vagas em cada).

Curso Técnico de Vestuário

• Objetivo: Habilitar profissionais para planejar, em nível tático, a produção do vestuário, coordenar equipes de trabalho, controlar o processo produtivo, participar da equipe de desenvolvimento do protótipo do produto e otimizar a produção, de acordo com as metas estabelecidas pela empresa.
  • Elementos curriculares: Comunicação Oral e Escrita; Desenho Técnico do Vestuário; Processo de Fabricação do Vestuário; Balanceamento do Processo Produtivo; Gestão de Pessoas; Produção de Protótipo de Produto; Planejamento da Produção do Vestuário; Controle da Produção do Vestuário; Projetos.
  • Duração: 3 semestres (1 ano e meio) – 1200 horas
  • Aulas de Segunda a Sexta. Turmas em 3 períodos: Manhã, Tarde ou Noite (40 vagas em cada).

PROCESSOS SELETIVOS:

Mais informações:

Escola SENAI “Francisco Matarazzo”
Rua Correia de Andrade, 232, Brás – São Paulo/SP

(11) 3312-3550 – e-mail: senaitextil@sp.senai.br