Topo
Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Moda de inverno pode migrar para São Paulo
13 jan 2012

Moda de inverno pode migrar para São Paulo

 A temporada de inverno 2012 do Fashion Rio foi aberta hoje, no Rio de Janeiro. E pode ser a última. A Luminosidade, empresa responsável pelo evento, e representantes da cadeia da moda brasileira vêm analisando a possibilidade de, a partir de 2013, os lançamentos de inverno concentrarem-se em São Paulo, durante o SPFW.

O CEO da Luminosidade, Paulo Borges, diz que a mudança está sendo considerada: ?Somos um país tropical e sempre me perguntei se haveria mesmo necessidade de termos dois eventos para apresentar coleções de inverno, que representam apenas 20% dos lançamentos de moda?. O Rio passaria, então, a realizar os desfiles de verão e de alto verão em maio e agosto. A antecipação do calendário de junho para maio tem o objetivo de não coincidir com eventos como a Rio + 20, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.


Na época dos lançamentos de inverno, em janeiro, o SPFW faria os desfiles. A semana paulista também continuaria com os desfiles de verão. ?No fundo, essa nomenclatura que define as estações vai deixar de existir para as coleções de moda. O consumidor não compra porque mudou a estação, compra porque há novidades.? 


Aguinaldo Diniz Filho, presidente da Abit, comentou a decisão da Vulcabrás de demitir mais de 8 mil pessoas no país. ?É lamentável, embora compreensível. O que estamos fazendo é trabalhar, junto ao governo Dilma [Rousseff], para criar boas condições internas que não  obriguem as empresas a transferir a produção para o exterior.


O Fashion Rio segue até sábado.


(Vanessa Barone | Valor)


http://www.valor.com.br/empresas/1182886/moda-de-inverno-pode-migrar-para-sao-paulo