O encontro entre os representantes das semanas de moda de Nova York e de Milão parece não ter surtido muito efeito. O presidente da Câmera Nazionale della Moda, Mario Boselli, divulgou na última sexta-feira (14) uma carta aberta à imprensa reforçando que não há acordo entre as principais cidades mundiais.
Na quinta-feira, Diane Von Fusternberg, presidente do Council of Fashion Designers of America, teve um encontro com Boselli para discutir a questão da sobreposição de datas entre os desfiles de Nova York, Londres, Milão e Paris.
No documento, ele reitera que não havia acordo prévio em relação às datas a partir de 2012, cujas datas italianas estão divulgadas desde o começo de 2010, mais precisamente em um release enviado no dia 17 de março. “A documentação relacionada às datas da semana de moda feminina de Milão foram examinadas pelo conselho executivo e estilistas. Demonstramos que nunca assinamos nenhum acordo com o Council of Fashion Designers of America e com o British Fashion Council para os anos de 2012, 2013, 2014 e, em todo caso, o assunto de alterar das datas dos desfiles de setembro do próximo ano nunca foi discutido. Apenas discutimos aumentar a semana de moda de Londres de quatro para cinco dias”, diz o texto. Para defender sua posição, ele anexou à carta uma cópia do acordo firmado com Londres.
Desfile da Armani durante a última semana de moda de Milão
Por enquanto, a decisão de manter os desfiles italianos do verão 2012 para 19 a 25 de setembro do próximo ano estão mantidas, e Boselli pediu uma reunião para definir o calendário para 2013. Os desfiles, se mantidos nessas datas, coincidirão com apresentações da semana de moda de Nova York e de Londres, agendadas para 13 a 20 e 21 a 25, respectivamente. A semana de moda de Paris está marcada para acontecer entre 25 de setembro e 3 de outubro.
Fonte: Terra