Topo
Sindivestuário / Destaque  / IVV-SP Outubro – 17
17 out 2017

IVV-SP Outubro – 17

 

O IVV-SP (índice de Viabilidade do Vestuário – SP) do mês de outubro de 2017 foi 3,12 pontos percentuais mais alto do que no mesmo mês de 2016. O indicador mede a atratividade do ambiente de negócios para a indústria de vestuário no Estado de São Paulo. A base é a média de 2010 – o melhor momento para a produção, nos últimos anos. Números mais elevados mostram um ambiente de negócios mais propício para esse segmento industrial.
A análise é a de que, desde 2010, o ambiente para se produzir vestuário em São Paulo piorou e teve o momento mais difícil ao final de 2015 – início de 2016, quando o IVV-SP ficou abaixo de 50 pontos. De lá para cá, com oscilações, os negócios vem lentamente mostrando-se menos adversos.
A despeito de muito longe ainda dos números de 2010, o pior momento ficou no passado. Graficamente é possível notar a trajetória crescente, a partir do início de 2017. Em termos de comparação, o IVV-SP de outubro de 2016 registrou 70,49 pontos, enquanto que nesse ano de 2017, no mesmo mês, o resultado foi de 73,61 pontos. Evidentemente, nada de muito contundente, porém, mostra alta que poderia ser maior se a taxa de câmbio não estivesse num patamar que voltou a estimular fortemente a importação de vestuário acabado.
O que se tem visto é que diferentes variáveis, de um lado, colaboram para a melhora do ambiente de negócios para o industrial do vestuário paulista, como o nível de comércio varejista e a baixa inflação que dá algum poder de compra ao consumidor. Contudo, com importação de vestuário em alta e a oferta de crédito em baixa (para empresas e pessoas físicas) a recuperação, de fato, da atividade na indústria deve demorar um pouco mais.
Em suma: o cenário é mais propício ao desenvolvimento de negócios da indústria do vestuário do que foi no ano passado, nesse mesmo período. Entretanto, o comércio precisa vender e se abastecer de produtos paulistas para que isso se torne concreto e resulte em mais empregos e em novos investimentos produtivos.