Promoções e descontos atrativos, campanhas de marketing e publicidade capazes de explorar o consciente coletivo, além de estudos de consumo e comportamento são algumas das armas das redes varejistas para abocanhar, e fidelizar, a nova classe emergente brasileira. Segundo pesquisas do setor, a expectativa dos consumidores de classe C e D é seguir com as sacolas e carrinhos de compras cheios até 2012.
De acordo com um estudo do instituto Data Popular, 72% das jovens da classe C de 18 a 24 anos já trabalham, e 14% ganham mesada; elas são o foco de interesse de boa parte de redes como Marisa, Pernambucanas, C&A, Hering, Riachuelo.
As empresas acompanham indicadores econômicos como uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de São Paulo, que apontou: o consumo desses brasileiros emergentes chegará a ser o dobro do apurado com as famílias ricas no próximo ano.
Enquanto a classe média corresponderá a 8% do consumo, os ricos representarão apenas 4% do total. Em 2009, as classes C, D e E consumiram R$ 864 bilhões, 78% do volume gasto pelos mais ricos – R$ 1,10 trilhão. Entre os itens que fazem esses brasileiros abrir a carteira, estão produtos de beleza, roupas, alimentação, eletrodomésticos e itens de informática.
Governança
Outro destaque para o pequeno e médio comerciante do ramo varejista de vestuário vem de Heloisa Bedicks, superintendente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Ela afirma que há alternativas para esses empresários, inclusive os estilistas que têm se destacado no mercado da moda, ampliarem suas receitas. Entre as opções estão: boas práticas de governança corporativa, principalmente por meio da criação de diretrizes para processos de sucessão, além de relacionamento, transparência e prestação de contas ao seu consumidor e fornecedor. Tudo ajuda a atrair mais investidores.
“Uma empresa que está crescendo muito, como a Rosa Chá, ou grandes costureiros e confecções que querem crescer e alcançar o mercado globalizado, precisam investir em governança corporativa”, finaliza.
Fonte: DCI