Topo
Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Diane Von Fustenberg faz palestra na Faap sobre mercado de luxo
8 nov 2011

Diane Von Fustenberg faz palestra na Faap sobre mercado de luxo

Estilista belga começou na moda em 1972, quando lançou o icônico vestido envelope, que até hoje é sinônimo de sua grife


Seu nome virou sinônimo de vestido envelope. Diane Von Fustenberg é um ícone da elegância contemporânea e é nessa condição, de lenda viva da moda, que esteve nesta quarta-feira (9), na Faap, em São Paulo, para uma palestra para alunos e convidados.


À noite, a estilista recebeu clientes em sua loja no Shopping Iguatemi, onde é possível encontrar suas criações, que vão de roupas e acessórios, até uma recém-lançada fragrância, chamada Diane que, segundo ela, ?é uma maneira de adicionar cor a seu look?. ?Eu sou uma designer e cor é tudo o que mais amo. Penso que vestir cor é como usar maquiagem: traz luz e vida para sua face?, declarou à revista Allure (edição de novembro de 2011). Para entender a importância de Diane, o iG Moda preparou um dossiê de sua trajetória. Confira!


Um pouco de história
Diane Von Furstenberg é guerreira. Não no sentido de que não tinha nada quando criança e construiu sozinha seu império da moda. Mas porque tinha uma vida de princesa (literalmente) e, mesmo sem precisar trabalhar, foi à luta e se estabeleceu como uma das mais importantes designers da moda dos anos 1970, com o lançamento da peça que revolucionou o guarda-roupa feminino: o wrap dress (vestido envelope).


Nascida em Bruxelas, em 31 de dezembro de 1946, Diane cresceu em uma família judaica, da classe média alta belga. O pai, Leon Halfin, sobreviveu a Auschwitz e a mãe, Liliane Nahmias, escapou do Holocausto. Quando adolescente, foi com a família viver na Suíça, fungindo da perseguição da Segunda Guerra Mundial. Em Genebra, Diane Von Furstenberg, então chamada Diane Simone Michelle Halfin, estudou Economia.



Diane, a melhor imagem da DVF


O título de princesa veio após o casamento com o Príncipe Egon von Furstenberg (1946-2004), de origem alemã, que ela conheceu quando tinha 18 anos. A união ocorreu em 1969. O casal teve dois filhos, Alexander e Tatiana, nascida em Nova York. Em 1972, Diane e Egon se separaram. Desde então, a estilista retirou o título de princesa de sua vida profissional. Foi apenas em 2002 que Diane conseguiu a cidadania americana, após o casamento com Barry Diller (um ano antes), responsável pela criação da Fox Broadcasting Company.


Sucesso na moda


Diane von Furstenberg começou no mundo da moda em 1972, quando lançou o icônico vestido envelope, que deu início à grife que hoje está entre as mais importantes da moda internacional. Em 1976, antes de completar 30 anos, já havia vendido milhares vestidos envelope, indo parar nas capas da revista Newsweek e do Wall Street Journal como a estilista que mais vendeu após Coco Chanel.


Depois uma pausa na carreira, Diane ressurgiu na moda de Nova York (local que escolheu para morar e trabalhar) em 1997, quando abriu o DVF Studio. Quatro anos depois, a estilista expandiu o espaço de seu ateliê, com uma sala dedicada a performances e desfile, que lançou diversos jovens talentos e deu início à loja Diane von Furstenberg.


Em 2005, já estabelecida como uma das mais importantes estilistas da moda internacional, Diane recebeu o prêmio “Lifetime Achievement” do Conselho Americano de Estilistas (CFDA), pelo trabalho incrível que esteve desenvolvendo no mundo fashion. Em 2006, foi eleita a presidente do Conselho, papel que exerce até hoje. Paralelamente, também está envolvida no The Diller-von Furstenb