Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Crescimento abre portas para prestador de serviços
30 jun 2011

Crescimento abre portas para prestador de serviços

São os fornecedores e prestadores de serviços a shopping centers que mais devem festejar o sucesso do segmento. “Nos últimos cinco anos, nosso crescimento tem sido de 20% em volume de negócios. Com a entrada da classe C/D no mercado de consumo, não haverá mais limites”, calcula Milton Fontoura, diretor da Gismarket, que faz estudos de mercado imobiliário e tem como principal atividade cobrir todo o processo de instalação de um novo shopping, desde a escolha do local até a leitura do perfil do cliente potencial.

Acusando uma participação de 65% no negócio, o filão tem levado a Gismarket a transpor fronteiras e voltar os olhos para regiões onde ainda há carência de endereços comerciais – o Nordeste e o Centro-Oeste, em especial. “O brasileiro adotou o shopping como o seu segundo endereço, e este é um processo irreversível”, avalia Fontoura, estimando que ainda há muito o que crescer. Com ele concorda Marcelo Trovati, da Brasanitas Serviços Integrados, para quem Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro e interior de São Paulo são as regiões que mais carecem desse tipo de varejo. Capacitada para desenvolver atividades de jardinagem, controle de pragas e manutenção predial, sua empresa vem apostando fortemente na prestação de serviços de limpeza e asseio em shopping center, nos últimos dez anos.

De fato, esse é um dos nichos que mais se beneficiou com o crescimento da indústria de shoppings. Segundo dados da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), o setor de higiene, limpeza e conservação profissional é o segundo maior empregador do país, atrás apenas do de construção, e gera 1,5 milhão de empregos diretos. Ano passado, movimentou recursos da ordem de R$ 9,8 bilhões e, para 2011, estima-se que chegue a R$ 10,5 bilhões.

Mas, para comprovar o aquecimento do mercado no qual atua, Marcelo Trovati gosta de usar como termômetro um novo produto, que foi instituído em meados do ano passado: a manutenção predial complementando o serviço de limpeza. “Quando se faz o asseio do estabelecimento e se agrega mais esta competência, há sinergia de atividades; o preço fica mais competitivo, pois conseguimos enxugar o quadro de gestão, e o shopping ganha com uma qualificação maior da mão de obra”, explica o empresário.

Resultado: em quase um ano, a divisão de manutenção predial associada aos serviços de limpeza e asseio cresceu 400% e abocanhou 15% do faturamento geral da empresa, permitindo que a Brasanitas constituísse uma carteira de seis estabelecimentos optantes pelo novo formato de atendimento – entre eles, o Independência, de Juiz de Fora (MG), e o Via Brasil, no Rio de Janeiro.

Outro exemplo capaz de retratar o crescimento do setor de prestação de serviços a shoppings é a LOG Fashion, operadora especializada em logística para o mercado de moda. Pequena transportadora no passado, a empresa responde, hoje, pelo transporte, recebimento, armazenagem, colocação de código de barras, etiquetas e demais atividades que incluem a terceirização do transporte de produtos de vestuário para shoppings, movimentando entre 800 mil e um milhão de peças por mês em todo o país. “Crescemos quase 200% em um ano e fechamos o período com 20 clientes do porte de uma Daslu no Shopping Iguatemi”, explica o CEO Marcelo Flório, citando outras marcas, como Havaianas, New Captain, Besni ou Menta & Mellow, e estabelecimentos como o BHShopping, em Belo Horizonte, e o Páteo Brasil, em Brasília, que atende.

“As perspectivas são muitas e, como cada shopping tem suas regras bem estipuladas com relação ao horário de entrega da mercadoria e tipo de veículo de transporte autorizado, nosso know-how nos ajudará a crescer mais ainda, principalmente no interior paulista, onde há forte demanda e poder aquisitivo”, prevê Flório.