COMO A GENTE USA A MODA

A revista Cláudia publicou tempos atrás uma entrevista bem boa com o João Braga, nosso professor de História da Moda. Nessa matéria o professor organizou um pensamento sobre o nosso jeito de usar a moda hoje, nos nossos dias, e esse pensamento serve muito como direção praquele momento em frente ao guarda-roupa, toda manhã, quando a gente pensa no que vestir. Olha só!


O professor diz que vê ?uma nova forma de criatividade que consiste não na invenção de novas proporções, e sim nas novas possibilidades de combinar o que existe ? eis o ponto forte dessa nossa época.? E completa dizendo que tem três maneiras de se colocar em prática essa ?nova criatividade?:


CROSS OVER: quando a gente mistura elementos de tempos diferentes, mas marcantes ? tipo coisas ?anos 80″ com outras coisas ?anos 60″


CROSS CULTURE: quando a gente mistura elementos de culturas diferentes, tipo peças ?peruanas? com peças ?africanas? ? de etnias facilmente identificáveis e diferentes


HI-LO: esse a gente conhece beeeem, é quando a gente mistura peças originais e caras com outras mais baratinhas das grandes lojonas difusoras de modinhas (ou mesmo coisas super festivas com outras básicas do dia-a-dia)


E com essa receita colada na porta do guarda-roupa a gente tem direção pra to-dos-os-di-as-da-vi-da. A graça da nossa moda não é inventar nada super novo, mas sim TER IDÉIAS NOVAS. A maior tendência dessa geração é misturar tudo com personalidade, com cara própria ? exercitar combinações pra alcançar, quem sabe!, uma aparência única, autêntica e exclusiva. Mesclando AS NOSSAS PRÓPRIAS INTERPRETAÇÕES do que é étnico, do que é marcante em cada tempo da moda, do que é barato e caro e original e modinha. E é nesse exercício que a gente aprende e que ganha segurança. Já pra frente do espelho então!


 


Fonte: Uol


http://oficinadeestilo.uol.com.br/blog/2011/12/26/como-a-gente-usa-a-moda/

Leia também