Sindivestuário / Área do Contador  / Comércio Varejista – SP e BR
30 mar 2017

Comércio Varejista – SP e BR

Hoje tivemos a divulgação dos dados de janeiro de 2017, relativos ao comércio varejista. No gráfico, centramos nossa atenção aos números do setor de tecidos, vestuário e calçados. Diante disso, temos que, no Brasil, o volume de vendas desse segmento recuou 6,3%, na comparação com janeiro de 2016 e acumulou queda de 10,4%, em doze meses, encerrados no mês de referência da pesquisa. De outro lado, os números de São Paulo vão na mesma linha sendo reduções de 5% e 11,6%, respectivamente.
site uno
As razões para o baixo desempenho do comércio são conhecidas: desemprego elevado, crédito escasso e a preocupação com o futuro, mesmo para os consumidores empregados. Talvez, os números do primeiro trimestre sejam um pouco melhores [fica a torcida], em função de alguma injeção de recursos novos, provenientes dos saques das contas inativas do FGTS, muito embora parcela significativa deva ir mesmo para abater dívidas das famílias, como indicam as pesquisas.
Fonte :MSc. Haroldo Silva
Membro do Corecon-SP