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27 nov 2014

Clube Pinheiros ganha agilidade e reduz custos em compras pelo Sistema de Negociação Eletrônica

Os processos eletrônicos estão cada vez mais presentes ao dia a dia das empresas. E podem ser utilizados para agregar valor aos produtos, aumentar eficiência da gestão empresarial e, o que todos gostam, baixar custos.

Foi pensando desta forma, e atuando na vanguarda dos processos eletrônicos, que o Clube Pinheiros passou a utilizar os serviços da Softkey para atender suas necessidades do departamento de Compras e Suprimentos.

Os resultados vêm aparecendo de forma bastante significativa. Só para se ter uma ideia, numa compra de uniformes diversos realizada recentemente foi aberto um pregão eletrônico em que os fornecedores puderam apresentar seus preços e os gestores do Depto de Compras realizaram uma economia espetacular para o Clube: de um orçamento inicial de R$ 120.000,00,  o preço final da compra do mesmo volume de produtos caiu incrivelmente mais de 40%, fechando o negócio com a empresa fornecedora dos uniformes em R$ 68.000,00.

Assim, pode se dizer que empresas e as mais diversas instituições estão se utilizando dos processos eletrônicos reformulando o cenário compra-venda, dando a dimensão e diversificação que o mercado atual exige. O Sindivestuario-SP, sindicato patronal do segmento de confecções, apoia as iniciativas da SoftKey, que por meio do Arena Empreendedora (Portal B2B de Serviços Eletrônicos Inclusivos) visa reunir, interligar e capacitar empreendedores de qualquer porte ou ramo de atividade em ambientes virtuais/eletrônicos de negociação e promover sua inclusão no B2B.

Redução de custo e maior segurança é o binômio que rege os processos de aquisição de produtos e serviços de qualidade.

Fomos falar com o Gerente do Depto. de Compra de Suprimentos do Clube Pinheiros, Marcelo Alves Caetité, e com o comprador sênior e pregoeiro oficial, Milton Antoniassi,  sobre essa incorporação dos processos eletrônicos em suas atividades. O Pinheiros é um dos pioneiros na automação de compras, inclusive em um ambiente exclusivo criado e desenvolvido pela Softkey.

 

Pergunta – Como funciona na prática esse Sistema de Negociação Eletrônica?

Marcelo – No SNE criado juntamente com a Softkey os negociadores de diferentes setores do clube inserem informações sobre os equipamentos que pretendem adquirir e os dados ficam inseridos na internet. Os fornecedores interessados tem um prazo para apresentar propostas. Posteriormente, o clube realiza um pregão eletrônico avaliando todas as necessidades especificamente e os produtos e serviços oferecidos para finalizar a compra. O mais importante nesse processo é a verificação das propostas para evitar que seja feita uma compra errada.

 

Pergunta – Você como líder de uma equipe de profissionais que atendem as necessidades de um clube poliesportivo como o Pinheiros como vê os ambientes eletrônicos de negociação entre empresas?

Marcelo –  Eu acredito não só porque tudo que tem se falado sobre os avanços nesta área eletrônica como na pratica dos processos que venho utilizando aqui no Pinheiros. Temos em nossas mãos uma responsabilidade enorme, com volumes excepcionais de produtos e valores de nossas compras. Se não estivermos calçados nessas novas tecnologias não teríamos como conseguir realizar, em tempo cada vez mais escasso, nossas tarefas.

 

Pergunta –  Hoje o clube se beneficia de uma solução eletrônica de negociação. Qual resultado que você percebe que uma solução eletrônica traz.

Marcelo – Dentre tantas situações que enfrentamos no dia a dia, eu destacaria a qualificação, velocidade e redução de custos. Essas seriam as principais, embora possamos perceber que há como consequência delas outras, de menor visibilidade mas ajuda os nossos profissionais. Temos uma boa parceria com a Softkey que é um braço facilitador para nossos serviços.

 

Pergunta – A Softkey atende plenamente suas necessidades?

Marcelo – Sim, tenho consciência que a Softkey tem um dos sistemas mais eficientes deste mercado. Já somos parceiros há um bom tempo e isso dá tranquilidade para mim e para minha empresa.

 

Pergunta –  Sua equipe é bem atendida pela Softykey quando há dúvidas?

Marcelo– Sim, a Softkey é uma empresa que está sempre muito próxima a nós. Isso é importante porque há momentos em que temos de ter respostas rápidas para fechar uma compra ou mesmo para cotações diversas de produtos que tem urgência maior naquele momento. Ter o aporte e suporte da Softkey por trás dá tranquilidade para nossa equipe.

 

Pergunta – Afirmaria que ao longo do tempo a Softkeyt em conseguido transferir conhecimento sobre a solução em questão para as pessoas que ela atende, gerando por fim uma autonomia?

Marcelo – Isso é uma questão importante de se abordar e divulgar. Preciso que minha equipe tenha conhecimento do processo que utiliza e, mais que isso, tenha liberdade e conhecimento deste processo. Logo, é importante que esse conhecimento que recebemos seja não só conhecido como incorporado pelo meu pessoal. Isso para que possamos ter autonomia. Há momentos em que os profissionais tendo conhecimento de como funciona a solução eletrônica aja rápida e eficientemente. Autonomia é um passo seguinte ao conhecimento, e isso a Softkey nos passa sim.

 

Pergunta – As economias são sempre bem-vindas. E sendo assim, você acredita que a relação com os fornecedores sempre estão dentro de uma realidade comercial que seja boa para as partes envolvidas?

Marcelo – Sem dúvida. Como gerente do Depto de Compras de um clube que tem um volume de compras imenso, como o Pinheiros, economizar com qualidade é o nosso foco. Mas não se pode simplesmente jogar para baixar e baixar cada vez mais os preços simplesmente desconsiderando a qualificação dos fornecedores. Há um jogo do ganha-ganha em que nós conseguimos os melhores preços do mercado e os nossos fornecedores ganham um grande cliente e comprador que somos nós. A realidade comercial entre as partes é muito saudável e isso garante a qualidade dos negócios realizados.

 

O comprador sênior Milton tem encontrado muitas facilidades em seu dia a dia de trabalho com as “ferramentas” fornecidas pelas Softkey. Recentemente ele conduziu recentemente uma negociação com empresas fornecedoras de uniformes profissionais.

 

Pergunta – O que você destacaria como pontos fortes para a solução que você utilizou para chegar ao resultado obtido?

Milton – Foi um caso muito interessante e significativo. Fizemos um pregão com as empresas fornecedoras e os preços apresentados foram sendo reduzidos e adequando ao valor menor que teríamos interesse em pagar. E uma das empresas que se apresentou estava com equipamento e pessoal ocioso naquele momento. A cada “lance” ela foi dando novas propostas de redução até chegar a um valor quase 50% do preço inicial das negociações. Houve uma economia excepcional de nossa parte e, pelo volume da compra que precisávamos fechar, a empresa também se beneficiou ocupando maquinas e pessoal por um período em que estaria sem serviços.

 

Pergunta – A orientação que a Softkey historicamente fez, diretamente ou indicando o melhor caminho, ajuda hoje você a ter um melhor desempenho?

Milton – Com certeza. A ferramenta disponibilizada pela Softkey seria como um radar com o qual vamos nos guiar no dia a dia. Isso faz com que estejamos sempre no melhor e mais seguro caminho.

 

Pergunta –  Como você vê a relação com os fornecedores por meio do ambiente eletrônico?

Milton – Está mais rápido e eficiente realizar nossos negócios agora. Se é bom para nós, compradores, para eles também. Temos mais informações e os fornecedores interagem conhecendo melhor seus concorrentes. Ou seja, nossa relação com os fornecedores melhorou muito e entre eles acredito que também.

 

Pergunta – Podemos dizer que a solução eletrônica ajuda no seu dia a dia profissional. Na sua opinião, você acredita que uma solução eletrônica também ajudaria os fornecedores?

Milton – Exatamente. Como já havia dito, trata-se de um sistema em que melhora o ambiente de negócios, tanto para nós que compramos como para quem nos fornece. A solução eletrônica ajuda também nossos fornecedores.