Sindivestuário / Matérias  / Capivari convida indústriais do vestuario e oferece lotes para se estabelecerem
3 nov 2008

Capivari convida indústriais do vestuario e oferece lotes para se estabelecerem

CAPIVARI CONVIDA O SETOR DO VESTUÁRIO OFERECENDO LOTES EM POLO INDUSTRIAL

A cidade de Capivari quer se tornar um grande pólo da industria de confecção no Estado de São Paulo, daí criou um distrito industrial para o setor, conforme atesta reportagem do DCI, em conversa com o prefeito Carlos Borsari. A intenção é doar lotes às industrias do vestuário que lá quiserem se estabelecer. Capivari dista 135 quilômetros da capital, estando na micro região de Piracicaba.

Conforme o prefeito, um marketing diferenciado está sendo adotado, com o envio de 17 mil e-mails às empresas do setor, tanto de confecção quanto de metalurgia, outro pólo que está sendo apresentado.

Pedro Eduardo Fortes

A seguir, matéria publicada no Jornal DCI sobre o assunto:

03/11/08 –  ESTADOS E MUNICÍPIOS

Capivari vira pólo de confecções e metalurgia

SÃO PAULO – Dois distritos industriais aquecem a economia do Município de Capivari, cidade distante 135 quilômetros de São Paulo, localizada na microrregião de Piracicaba. No primeiro estão instaladas indústrias de confecção e o outro congregará empresas que trabalham no setor metalúrgico. Apesar do crescimento registrado nos últimos anos, a cidade ainda dispõe de lotes para serem doados a novas empresas que queiram se instalar no município.

Além desse incentivo, há outros, como, por exemplo, desconto no Imposto Sobre Serviços (ISS), concedido quando a empresa inicia o processo de construção. O município isenta essas empresas do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) por um período de cinco anos. Para ter este conjunto de incentivos, os empresários devem garantir, em acordo com a prefeitura, que irão gerar renda e emprego na cidade.

Mas não é só o pacote de incentivos que ajuda a atrair empresas a Capivari. Uma aposta da prefeitura é o marketing diferenciado. A cada seis meses a prefeitura manda, via e-mail, um boletim eletrônico com as novidades do município a um mailing de mais de 17 mil empresas de São Paulo, Minas Gerias e Paraná, entre outros estados. A iniciativa, de acordo com o prefeito de Capivari, Carlos Borsari (PDT), foi decisiva para consolidar a vinda de diversas empresas à cidade. De acordo com o prefeito, 18 novas indústrias se instalaram no município nos últimos quatro anos.

Em entrevista exclusiva ao DCI, o prefeito mostra-se preocupado com a possibilidade de a cidade começar a sofrer um revés no crescimento industrial. Isso porque, na visão de Borsari, a crise econômica mundial já chegou e está deixando o empresariado apreensivo. Borsari inclusive adianta que em novembro e dezembro a economia local deverá passar por fortes apertos por conta da crise.

O prefeito também cita a parceria feita com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) e que ajudou a atrair mais empresas a Capivari. Outra iniciativa destacada por Borsari diz respeito a ajudar os micro e pequenos empresários mediante uma desburocratização na abertura das empresas. “Antes levava meses fazer isso, a