Sindivestuário / Matérias  / Cai número de paulistanos que vão comprar presentes no Dia das Mães
10 maio 2012

Cai número de paulistanos que vão comprar presentes no Dia das Mães

Disposição para gastar mais que no ano passado, no entanto, cresceu entre quem pretende ir às compras; maioria busca presentes de mais de R$ 70

SÃO PAULO –  Caiu o número de paulistanos que pretendem gastar com presentes para o Dia das Mães em comparação com o ano anterior. Mas, entre aqueles que pretendem ir às lojas, cresceu o número dos que estão dispostos a gastar mais que no ano passado. Os dados são de pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP)

O total de pessoas que têm previsão de presentear a mãe caiu de 66,3% em 2011 para 63,5% neste ano. Ao mesmo tempo, a parcela dos que têm expectativa de gastar mais de R$ 70 com presente subiu de 72,5% para 74,2%. Os entrevistados que pretendem gastar entre R$ 21 e R$ 50 somaram 14,3%, seguidos pelos que querem gastar entre R$ 51 e R$ 70 (10,7%) e pelos que devem comprar menos de R$ 20 (0,8%). No ano passado, 2,3% dos entrevistados pensavam em gastar menos de R$ 20.

Os produtos mais procurados, como em 2011, são itens de vestuário, calçados e acessórios (37,8%), perfumes e cosméticos (13,9%) e eletrodomésticos (8,1%).

Em relação ao pagamento, o levantamento apontou que 66,5% dos entrevistados vão comprar à vista e apenas 29,9% pretendem usar cartão de crédito. A maioria dos paulistanos (94,3%) disse também não estar disposta a contrair empréstimos para comprar presentes.

A pesquisa ouviu 1.116 pessoas na capital paulista entre os dia 2 e 4 deste mês.