Topo
Sindivestuário / Associados  / Barbie criada por estudantes brasileiras ganha concurso de moda em Paris
1 abr 2016

Barbie criada por estudantes brasileiras ganha concurso de moda em Paris

 

Divulgação/UNIFEBE

Divulgação/UNIFEBE

Duas estudantes brasileiras de moda chegaram onde todos os apaixonados pela alta-costura desejam estar: a cidade de Paris, na França. O motivo foi a criação de um look para uma personalidade mundialmente famosa: a boneca Barbie.

As irmãs Amanda e Jaqueline Brasil, que cursam graduação em Design de Moda e pós-graduação em Negócios da Moda e Vestuário, participaram de um concurso internacional promovido pela Mattel, marca responsável pela Barbie, e o Museu de Artes Decorativas de Paris, para celebrar os 50 anos da boneca.

A competição convidou todas as escolas de Moda do mundo a criarem bonecas que representassem a cultura de seus países. Foram escolhidas 12 vencedoras, sendo uma delas a Barbie Flora Sul, desenvolvida por Amanda e Jaqueline. Além de ficar exposto no museu, o exemplar também será comercializado, mundialmente, até 2026.

Para as duas estudantes, o vitória foi recebida com muita emoção. “Foi surpreendente, não esperávamos que seriamos as únicas do Brasil selecionadas.[…] é algo que nos dá inspiração para continuar seguindo a carreira no mundo da moda”, contam as universitárias.

Inventando moda
barbie-estudantes-brasileiras-concurso-paris-1

Segundo Edinéia Pereira da Silva Betta, que coordenava o curso de moda da UNIFEBE na época do concurso, o processo para participar do competição foi uma correria. “Recebemos o convite dois dias antes do término do ano letivo de 2015. As bonecas foram entregues, pessoalmente na sede do museu, anexo ao (museu do) Louvre, em Paris, poucos dias depois”, lembra Edinéia.

Amanda e Jaqueline contam que a inspiração para o look veio da fauna e flora brasileiras e da representação da mulher sul-americana. “Passamos três dias inteiros nos dedicando muito a criação e produção. E como ela (a boneca) é pequena, então tudo foi feito com muita delicadeza para se encaixar nas medida da Barbie”, lembra Amanda.

 

As vencedoras

Ao todo, 229 looks de 27 escolas de Moda participaram do concurso. As 12 bonecas selecionadas pelo juri, que era composto por especialistas da Moda e profissionais da Mattel, era dos seguintes países: Brasil, França. Itália, México, Bélgica e Emirados Árabes.

As bonecas do concurso e muitos outros exemplares da Barbie ficarão expostos no Museu das Artes Decorativas de Paris até o dia 18 de setembro deste ano. A exposição também pode ser vista on-line, no site oficial do museu.

Fonte: Universia Brasil