Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Apresentações gratuitas sobre moda francesa em julho
30 jun 2011

Apresentações gratuitas sobre moda francesa em julho

O Ifesp fala da parceria com a escola francesa Mod’Art Internacional, das oportunidades de estudo e sobre profissões da área

O Instituto de Estudos Franceses e Europeus de São Paulo (Ifesp) lança a campanha ?Moda francesa: facetas de uma paixão nacional?, composta por três apresentações sobre o tema. No dia 2/7, às 11h, um especial sobre a escola francesa Mod’Art Internacional, presente em nove países e da qual o Ifesp é parceiro no Brasil. Na ocasião, serão discutidos os cursos de Criação de Moda e Management da Moda, além de programas de MBA em francês ou inglês, focados na indústria da moda e do luxo.

No dia 16/7, às 11h, um ateliê cultural mostra as profissões e profissionais da moda francesa. Será abordada a diversidade de cargos relacionados à criação e gestão da moda, como estilista, ilustrador, pesquisador de tendências, brand manager, responsável de comunicação e jornalista especializado. Também serão discutidas as oportunidades de trabalho em segmentos, a exemplo da moda sustentável e do mercado de luxo, que estão em plena ascensão. Indústrias têxteis, confecções, lojas e demais empresas ligadas à moda garantem amplo mercado de trabalho para o profissional, áreas que criam milhares de empregos a cada ano e exigem tecnicidade, precisão e criatividade.

No dia 23/7, às 11h, o instituto mostra as oportunidades de estudo ou especialização em moda na França. O país tem grande leque de cursos em escolas especializadas ou universidades, com disciplinas ligadas à criatividade, processos industriais, fibras têxteis, desenho, conceitos de economia e administração. Garante excelentes formações por um custo razoável, que varia de ? 290 a ? 9 mil por ano, dependendo da escolha. Sem contar que o estudante ainda tem a oportunidade de estagiar nas melhores empresas da área.

Todas as apresentações são ministradas pela francesa Alexandrine Brami, diretora do Ifesp. Elas ocorrem na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1826, conjunto 703, em São Paulo. As vagas são limitadas. Para se inscrever, os interessados devem ligar no (11) 3031-3599 ou 2308-7837, das 9h às 22h.

Curso
Quem tiver interesse em se aprofundar sobre o assunto e quiser aprender tudo na língua francesa, no dia 25/8, o Ifesp lança um curso de francês sobre a moda do país. Com duração de seis semanas, foi criado para incentivar aqueles que querem aprimorar suas habilidades em contextos comunicativos, conhecer de forma original o vocabulário da moda e se preparar para estudar ou trabalhar nesta área na França. O conteúdo do curso foi idealizado pela equipe pedagógica do instituto com consultoria de profissionais da área, como Pierre Groppo, redator da Vogue francesa.

O curso ocorre de 25/8 a 06/10, às quintas-feiras, das 18h às 20h. O conteúdo conta com os temas: grandes estilistas do século XX (Coco Chanel, Christian Dior, Yves Sant Laurent e Jean-Paul Gaultier); gestos, técnicas e têxtil; profissões da moda; tendências e desfiles e, por fim, ateliês práticos, além de apresentar as oportunidades que o país oferece. Para os que pretendem estudar moda na França em escolas de referência, as dicas são: Studio Berçot, Instituto Marangoni, Esmod, Mod Art International e Écoles Condé, localizadas em Paris. O valor do curso é R$ 396 com material incluso. É necessário ter francês básico.

Fonte: Ig