Topo
Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado sobe 0,59% na 2ª prévia de março
18 mar 2011

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado sobe 0,59% na 2ª prévia de março

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) foi de 0,59% na segunda prévia de março, o que indica uma desaceleração ante a taxa de 0,88% registrada em igual prévia de fevereiro. A segunda prévia do IGP-M de março teve o menor resultado para uma segunda prévia desde agosto do ano passado, quando esse mesmo tipo de indicador subiu 0,55%.

O resultado, anunciado hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ficou dentro das estimativas dos analistas, que esperavam uma alta de preços entre 0,51% e 0,75%. A mediana das expectativas estava em 0,63%.


A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M. O Índice de Preços por Atacado – Mercado (IPA-M) subiu 0,68% na prévia anunciada hoje, após avançar 1,07% em igual prévia do mês passado. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M) teve alta de 0,45% na segunda prévia deste mês, ante aumento de 0,54% na segunda prévia de fevereiro.


A segunda prévia de março do IPA-M foi o menor resultado nesse tipo de índice desde janeiro deste ano, quando o IPA teve taxa positiva de 0,60%. Por sua vez, o IPC-M apresentou a menor taxa desde setembro do ano passado, quando o IPC registrou aumento de 0,24%.


Já o Índice Nacional do Custo da Construção – Mercado (INCC-M) registrou taxa positiva de 0,37% na segunda prévia do mês, após alta de 0,42% na segunda prévia de fevereiro. O INCC-M teve a menor taxa desde novembro do ano passado, quando o indicador registrou alta de 0,29%.


O resultado acumulado do IGP-M é bastante usado no cálculo do reajuste dos preços dos aluguéis. Até a segunda prévia de março, o IGP-M acumula alta de 2,40% no ano e de 10,91% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia do IGP-M deste mês foi de 21 de fevereiro a 10 de março.


Inflação agropecuária


A inflação agropecuária perdeu força no atacado. Os preços dos produtos agrícolas no atacado subiram 1,26% na segunda prévia do IGP-M deste mês, em comparação com a alta de 2,27% apurada na segunda prévia do mesmo índice em fevereiro. A informação foi divulgada há pouco pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com a FGV, os preços dos produtos industriais no atacado tiveram aumento de 0,46% na segunda prévia anunciada hoje, em comparação com a alta de 0,64% na segunda prévia de fevereiro.


No âmbito do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 0,69% na segunda prévia de março, após caírem 0,24% na segunda prévia de fevereiro.


Já os preços dos bens intermediários apresentaram aumento de 0,66% na prévia divulgada hoje, em comparação com a elevação de 0,87% na segunda prévia do IGP-M de fevereiro. Por fim, os preços das matérias-primas brutas tiveram taxa positiva de 0,68% na segunda prévia de março, em comparação com a alta de 2,86% na segunda prévia de fevereiro.


Atacado


A FGV detalhou a alta da inflação atacadista, de 2,66% no ano e de 13,49% em 12 meses. De acordo com a fundação, até a segunda prévia deste mês, os preços dos produtos agrícolas no atacado acumulam aumentos de 5,36% no ano, e de 27,49% em 12 meses. Já os preços dos produtos industriais no atacado registram altas de 1,68% no ano, e de 9,03% em 12 meses.


No âmbito do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais acumulam taxa