Topo
Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Verão esportivo e chique
29 maio 2012

Verão esportivo e chique

Uma aparente contradição parece guiar as tendências de moda para o verão 2013, apresentadas durante o Fashion Rio, que terminou sábado no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. De um lado, há a valorização do aspecto feito à mão, dos bordados, do brilho e do patchwork. De outro, está o desejo pelas roupas com formas esportivas e confortáveis. Difícil conciliar os dois? A grife Totem provou que não, com um dos mais belos desfiles dessa edição do evento, que terminou no sábado. A coleção é requintada, porém fresca, quase “desencanada”, mesmo abusando do brilho (nos shorts de corrida) e da transparência (nas camisas e saias). Até o temido “conjuntinho” de short (ou calça) e camisa com a mesma estampa foi bem resolvido pela marca, que não deixou de trabalhar (muito bem) com os símbolos da temporada, como a calça pijama e a saia “mullet”, curta na frente e comprida atrás – outra temeridade. As saias, as batas e os vestidos da Totem prometem flanar pelas praias, no verão. Curiosamente, uma das melhores coleções masculinas da semana também partiu de um esporte – no caso o skate – para dar formar às suas roupas.


A R.Groove apostou no linho como tecido base e mostrou peças de alfaiataria para “skatistas” muito chiques. Foi feliz nas cores, misturando o cáqui, o azul e o laranja. Deu pitadas “navy” à roupa e propôs boas ideias, como trocar o paletó tradicional por um blazer sem mangas (que virou colete) ou por um casaco alongado e muito chique. Na estamparia, foi igualmente bem-sucedido, com desenhos tropicais que não caíram nos clichês do gênero – felizmente.


A coleção feminina da Coven também despontou com ótimas peças feitas de tricô. O material, com fama de antiquado e difícil, mostrou-se versátil, dando forma a calças, saias e vestidos. A coleção tem ares românticos e peças clássicas atualizadas por um olhar contemporâneo. Na moda praia, a Blue Man e a Cia. Marítima trouxeram boas propostas para o figurino de praia. A Cia. Marítima é mais democrática, com biquínis de vários tamanhos e formatos. A ideia parece ser vestir o maior número de mulheres possível. Além dos biquínis e maiôs, como sempre, a Cia. Marítima mostrou ótimos complementos, como batas e vestidos com estampas inspiradas nas paisagens do Havaí. A Blue Man preferiu continuar mirando no público carioca, onde as tangas femininas são diminutas e as sungas masculinas têm excesso de pano. Vai ser difícil escapar do maiô engana-mamãe, esse clássico das praias de “antigamente” que vire e mexe, volta à cena e apareceu em quase todas as coleções. A Salinas foi bem nas estampas e no desenho dos maiôs, embora tenha exagerado nos babados românticos, que infantilizam um pouco suas peças.