O mercado de moda deve movimentar em 2011 cerca de R$ 136 bilhões no Brasil. Esta é a estimativa da ferramenta do Ibope Inteligência, o Pyxis que inclui neste montante não apenas roupas, mas também calçados e acessórios. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a indústria têxti/vestuário no país reúne cerca de 30 mil empresas formais, movimenta cerca de R$ 50 bilhões ao ano e emprega aproximadamente 1,7 milhão de pessoas dos quais 75% são mulheres que trabalham em sua grande maioria nas confecções.
O Brasil é ocupa hoje o 5º lugar no ranking dos maiores produtores têxteis mundiais, com uma produção média de 9 bilhões de peças/ano. Se estes números tão significativos referem-se apenas à produção industrial, imagine o quanto fatura o varejo deste setor já que incluem-se também os produtos importados? De olho neste gigantesco potencial de mercado, as empresas especializadas em sistemas de computação móvel e captura automática de dados, apostam cada vez mais na aplicação da tecnologia RFID – identificação por radiofreqüência – no segmento de vestuário. ?Diante dos resultados expressivos da indústria da moda e do crescente investimento dos grandes varejistas em soluções estratégicas, buscamos aproveitar a oportunidade para mostrar ao segmento uma ferramenta que pode aprimorar ainda mais os ganhos operacionais em produtividade e eficiência.
Os benefícios são notáveis para toda a cadeia?, garante Wagner Bernardes, diretor de Marketing e Vendas da Seal, empresa que em parceria com a RR Etiquetas apresentou recentemente em São Paulo um seminário sobre os benefícios do RFID para impulsionar as vendas e aprimorar as operações nas lojas. A Seal, especializada em automação baseada em código de barras, coletores de dados, redes sem fio e RFID, atua no mercado braslileiro há mais de 20 anos. Segundo Bernardes, a empresa foi a responsável por introduzir e difundir no Brasil a cultura de utilização do código de barras, tendo desenvolvido também o primeiro projeto piloto de RFID (identificação por radiofreqüência) da América Latina.
Com projetos que totalizam mais de 13 milhões de km² de área coberta com redes de radiofrequência, a Seal manteve-se em 2010 entre os líderes no volume de soluções implantadas, com projetos voltados para depósito e chão de fábrica desenvolvidos em aproximadamente 500 empresas. Em 2010 foi classificada na 3ª posição dentre empresas brasileiras de automação comercial no ranking da revista Exame. Para saber mais acesse: www.seal.com.br.
Fonte: Textilia
http://www.textilia.net/materias/ler/moda/moda-marketing/tecnologia_rfid_para_varejo_de_vestuario